Browsing by Author "Ribeiro, Ana Paula"
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- O ensino-aprendizagem do português no Canadá : um contributo para a sua promoçãoPublication . Ribeiro, Ana Paula; Miranda, Branca; Sequeira, Rosa MariaEsta investigação pretende contribuir para a planificação de uma formação adequada às necessidades dos professores de português no Canadá, a partir de um conhecimento mais aprofundado do contexto do ensino-aprendizagem. Para tal, estabeleceram-se os seguintes objetivos investigativos: i) definir o contexto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, no Canadá, em cursos não formais, em regime paralelo, oferecido por escolas comunitárias ou com o apoio de uma Direção Escolar Católica; ii) diagnosticar dificuldades, motivações, expetativas e necessidades de alunos e docentes; iii) refletir sobre as necessidades de formação de professores, em função dos resultados alcançados; e iv) contribuir para uma planificação da formação docente adaptada ao contexto de ensino- aprendizagem de alunos e professores, e às suas necessidades. Com vista a responder a tais questões investigativas, construímos um estudo para, precisamente, construir conhecimento a nível de tais realidades, aplicando um questionário a quatro grandes grupos: professores, pais de alunos com idades entre os 4 e os 6 anos, alunos (dos 9 aos 12 anos, um grupo; e dos 15 aos 18 anos, outro grupo). Do ponto de vista investigativo, não só pretendíamos conhecer melhor os diferentes intervenientes em todo este processo - o seu perfil, atuação, motivações e dificuldades -, mas também compreender se a forma como o encaram é coincidente e quais as lacunas e as áreas passíveis de exigir uma intervenção especial, por parte das instituições que, em Portugal, são responsáveis pelo ensino da língua portuguesa no estrangeiro, através dos seus representantes no terreno. Do ponto de vista formativo, pretendíamos identificar princípios e estratégias de formação potenciadores do desenvolvimento profissional dos docentes, tendo em vista um ensino-aprendizagem de português mais produtivo e o desenvolvimento da competência de comunicação intercultural dos alunos. Os resultados obtidos, mediante o estudo levado a cabo e em conjunto com os conhecimentos que fomos construindo através da observação informal de aulas, revelaram-se, de facto, essenciais para a planificação de uma formação de professores mais ajustada às suas necessidades. A título exemplificativo, entre as dificuldades por nós mais observadas e confirmadas pelo estudo efetuado, destacamos as seguintes: a necessidade de estratégias de ensino diferenciado, adaptadas a grupos heterogéneos a nível etário e quanto à proficiência linguística dos alunos dentro da mesma sala de aula; treino na área da criação de materiais didáticos centrados no desenvolvimento da competência comunicativa intercultural; o estímulo de um ambiente mais colaborativo e reflexivo entre os docentes; a utilização das novas tecnologias em sala de aula e como recurso de formação a distância; as estratégias para uma maior motivação dos alunos do nível secundário para a aprendizagem de português como língua de comunicação internacional creditada; um maior apoio financeiro, e a nível de recursos humanos, por parte do Estado Português, em prol da promoção do ensino-aprendizagem do português e da divulgação da cultura portuguesa no Canadá.