Browsing by Author "Ribeiro, Alexandra Sofia da Silva"
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- Impacto da educação alimentar em crianças do ensino pré-escolar : o caso dos jardins de infância do agrupamento de escolas de AlcochetePublication . Ribeiro, Alexandra Sofia da Silva; Moura, Ana Pinto de; Franchini, BelaAs crianças são vulneráveis à envolvente que as rodeia, sendo facilmente seduzidas por alimentos de elevada densidade energética. Os primeiros seis anos de vida correspondem a um período de rápido desenvolvimento em relação ao conhecimento e experiências alimentares, existindo evidências que confirmam a necessidade de iniciar a aplicação de programas de intervenção em educação alimentar eficazes em idade pré-escolar. Importa, no entanto, avaliar o impacto dessas intervenções, de modo a adotar ações que permitam a melhoria dos conhecimentos e dos hábitos alimentares das crianças. O presente estudo pretendeu avaliar o impacto de um programa de educação alimentar, com a duração de 5 meses, em crianças a frequentar o ensino pré-escolar, relativamente ao conhecimento sobre conceitos de alimentação e nutrição, bem como averiguar a influência desse conhecimento nos seus hábitos alimentares. Para o efeito foram elaborados dois questionários. Um dos questionários pretendeu avaliar os conhecimentos relativos a conceitos básicos de alimentação e nutrição, tendo sido aplicado às crianças pela investigadora. O outro, um questionário alimentar, visou caracterizar o consumo alimentar das crianças, utilizando o método das 24 horas anteriores, e verificar a influência do conhecimento no consumo alimentar. Este foi preenchido pelos encarregados de educação/cuidadores. Ambos os questionários foram aplicados em dois momentos. Entre cada um dos momentos de aplicação dos questionários, realizaram-se sessões de educação alimentar com recurso a materiais do módulo pré-escolar do “Programa Educativo Apetece-me”. Neste estudo participaram 117 crianças, nascidas em 2007, educandas dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Alcochete e da Fundação João Gonçalves Júnior, no ano letivo 2012/2013, III consequentes de um processo de amostragem por conveniência. As sessões de educação alimentar foram dirigidas a 61 crianças da amostra em estudo – “Grupo com intervenção”, enquanto 56 crianças fizeram parte do “Grupo sem intervenção”. Foi ainda efetuada a avaliação estato-ponderal das crianças aquando do primeiro momento de aplicação do questionário que pretendeu avaliar os conhecimentos. Da totalidade da amostra (n=117) 74% das crianças apresentou peso normal, 14% sobrecarga ponderal, 10% obesidade e 2 % baixo peso. Ao nível dos conhecimentos, verificou-se que enquanto o grupo sem intervenção apresentou um ligeiro mas significativo aumento ao nível do conhecimento (variação = 0,5 pontos), este aumento foi significativamente superior no caso do grupo intervencionado (variação = 2,4 pontos). No que se refere aos hábitos alimentares, não foram observadas diferenças significativas entre os alimentos consumidos por cada um dos dois grupos (sem e com intervenção), nem ao nível do consumo de alimentos efetuado por cada um dos grupos, entre o primeiro e o segundo momentos. A melhoria verificada ao nível dos conhecimentos das crianças expostas às sessões de educação alimentar demonstra a efetividade do programa implementado. Para atingir alterações ao nível da ingestão alimentar propõem-se futuras intervenções, de maior duração, a vários níveis, incluindo serviço de alimentação escolar, abordagem curricular e encarregados de educação/cuidadores.
