Browsing by Author "Pires, Isabel Maria Gomes"
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- Lideranças intermédias : tomada de decisão e comunicação em Departamento Curricular num Agrupamento de Escolas : estudo de casoPublication . Pires, Isabel Maria Gomes; Henriques, SusanaA investigação que agora apresentamos, é o resultado de um estudo empírico que realizámos no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional. As lideranças intermédias na organização escolar têm vindo a adquirir muita importância, podendo ser potenciadoras da melhoria de eficácia e eficiência das escolas. Os Agrupamentos de Escola fizeram surgir Departamentos Curriculares com um considerável número de docentes alterando-se por sua vez as funções e práticas do Coordenador de Departamento. A legislação atual que legitima os órgãos de gestão acabou com a democraticidade e colegialidade da eleição dos representantes dos docentes. Com base nestas transformações, e a partir de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas situado no centro norte do país, procurámos perceber de que modo se processa agora a tomada de decisão e a comunicação em Departamento Curricular. Começámos o nosso estudo pelo enquadramento teórico normativo uma vez que as alterações em educação decorrem dos normativos emanados pela Administração Central e o recurso à legislação permite compreender as mudanças socioeducativas e a contextualização "do tempo presente" (Lima, 2011). Procedeu-se de seguida à revisão da literatura nos aspetos essenciais para o desenvolvimento do nosso estudo - análise das lideranças intermédias; a tomada de decisão e a comunicação na organização escolar - para se selecionarem as metodologias e técnicas a aplicar. Optou-se então pelo estudo de caso com o recurso a técnicas metodológicas diversificadas (entrevistas e questionários), auscultando-se alguns dos agentes educativos, diretora do agrupamento, e professores de todos os grupos disciplinares. A apresentação e análise de dados permitiu-nos concluir que apesar do órgão de gestão ser unipessoal se reconhecem lideranças intermédias na escola, independentemente das mudanças impostas a nível da administração central, havendo uma adaptação às novas realidades educativas decorrentes da participação / colaboração, tomada de decisão e comunicação assertiva que se vai desenvolvendo.