Browsing by Author "Pinto, Carla Maria Garcia"
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- Projecto educativo e projectos na escola: que articulação e que resultados?: um estudo de caso numa escola básica de 2º e 3º CiclosPublication . Pinto, Carla Maria Garcia; Bettencourt, Maria BeatrizResumo - Nesta dissertação, parte-se do princípio de que projectar envolve um processo de desenvolvimento criativo dos indivíduos ou dos grupos e que é, portanto, um bom presságio constatar que uma escola evidencia uma cultura de projecto. Também se assume que o sucesso da organização escolar provém de uma vontade colectiva, assente num conjunto de valores partilhados e num conjunto de princípios orientadores, sendo que o Projecto Educativo de Escola (PEE) é o espelho desse querer. O estudo apresentado tenta compreender se os diferentes projectos que se desenvolvem numa escola contribuem para a concretização do seu PEE, qual a repercussão e a articulação desses projectos entre si e quais os seus resultados educativos e formativos. Para tal, realizou-se um estudo de caso numa Escola Básica de 2º e 3º ciclos que conta com uma longa tradição no desenvolvimento de projectos. A análise documental e as entrevistas a vários actores da escola (Presidente do Conselho Executivo, Coordenadora de Projectos, Presidente da Associação de Pais, Coordenadores de alguns projectos) serviram de base à investigação. Concluímos que, neste caso, os projectos proporcionam uma dinâmica reflexiva efectiva. A participação alargada e a avaliação sistemática integraram o respectivo processo de desenvolvimento, dando origem a uma troca de experiências em torno da procura de respostas para a resolução dos problemas sentidos na escola. Os projectos também promovem a abertura da escola ao meio, imprimindo uma dinâmica comunitária que se verificou ser condição necessária à sustentabilidade dos esforços de desenvolvimento, mudança e mesmo inovação. Deste fenómeno colectivo resulta uma dinâmica de avaliação-regulação que, pela sua diversidade e abrangência, possibilita uma informação constante e objectiva do processo e dos resultados. A articulação dos vários projectos com o PEE é efectiva, garantindo a pertinência e eficácia da acção desenvolvida