Browsing by Author "Pinho, Armando Jorge da Silva"
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- "Sinais de fogo", do romance ao cinema : a adaptação e a (re)construção de significaçõesPublication . Pinho, Armando Jorge da Silva; Bello, Maria do Rosário LupiA literatura e o cinema sempre mantiveram uma relação de proximidade. Atualmente, verificamos que uma obra literária que se torne num best-seller apresenta forte possibilidade de ser adaptada para cinema. Neste sentido, a adaptação hoje, apresenta-se como um ato cultural, em que o leitor, quer seja de um filme ou de um livro, vai migrar entre as duas artes com aparente naturalidade. Nesta dissertação analisamos as aproximações entre estas duas artes que conduzem o espetador de um filme a procurar ler o livro que foi texto de partida e o caso contrário, o de um leitor literário a pretender visualizar a narrativa na versão cinematográfica. Esta inter-relação entre literatura e cinema é consubstanciada pela adaptação, resultado de um trabalho que procura transportar os sentidos de um texto escrito para um texto audiovisual, coloca o adaptador perante uma questão normalmente alimentada pelo espetador e pela crítica em geral, que é a fidelidade do filme ao romance, sobretudo quando este tem reconhecida qualidade literária. Abordaremos os fundamentos que atribuem relevância ao critério da fidelidade, averiguando se este é importante na relação entre estas duas manifestações artísticas, literatura e cinema, e qual o papel do adaptador neste processo. O cinema caracteriza-se por oferecer imagens ao espetador, que as apreende e as funde com as imagens que já fazem parte da sua memória, traduzindo-se numa constante atualização de informação. É uma arte com um carácter persuasivo, verificando-se que intervém na realidade através da veiculação de novas perspetivas, da transmissão de valores e ideologias e na construção da visão da história. Analisaremos este poder interventivo do cinema no imaginário da sociedade, de como o filme pode revelar mundos que são divergentes do mundo factual, alterando as perceções do seu público leitor. Todas estas questões que pretendemos elucidar serão apoiadas pelo estudo da adaptação cinematográfica do romance de Jorge de Sena, Sinais de fogo, realizada em 1995 pelo realizador Luís Filipe Rocha. Esta análise será de carácter comparativo entre as duas obras para melhor exemplificar as questões que vão sendo apresentadas.