Browsing by Author "Pereira, Maria do Carmo Pires Nunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básicoPublication . Pereira, Maria do Carmo Pires Nunes; Barros, Daniela Melaré VieiraNa elaboração deste trabalho, tivemos como incentivo conhecer quais as principais estratégias, aplicadas no ensino da educação visual, para o 2º e 3ºciclos do ensino básico e o nível de sucesso na aprendizagem. Foi nosso objetivo geral verificar quais as estratégias, normalmente, utilizadas pelos professores que lecionam esta disciplina. A preocupação pelo sucesso escolar, as aprendizagens significativas para a vida, como forma de adaptação à sociedade em constante mutação, reforçaram a pertinência deste estudo, na medida, em que se procurou conhecer quais as competências que o ensino desta disciplina potencia nos alunos. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo recaiu numa abordagem metodológica mista, em que nos propusemos fazer uma recolha de informação através de um inquérito aos docentes das escolas do segundo e terceiro ciclos da cidade da Guarda e entrevistas semiestruturadas aos professores desta área disciplinar. Os resultados deste estudo foram tratados estatisticamente e posteriormente analisados, permitindo-nos saber que os professores de educação visual usam estratégias diversificadas tais como oficinas e workshops, projeção de filmes/PowerPoint, visitas e exposições, estudo com pesquisa. Os resultados obtidos nesta disciplina são geralmente bons tendo sido apontadas várias razões. Pudemos ainda verificar que as atividades promovidas (trabalhos práticos e pesquisa) contribuem para o desenvolvimento do espírito crítico. Os recursos usados são diversificados desde os materiais tradicionais aos mais inovadores, possibilitando o desenvolvimento de capacidades de caráter psicológico, social e motor. Verificámos também que a maioria dos recursos e estratégias aplicadas no ensino de outras disciplinas são coincidentes com as utilizadas na educação visual. A frequência é que varia tendo em conta a especificidade de cada disciplina.