Browsing by Author "Ostoyke, Leila Cristina Adriano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências empreendedoras para aprender e ensinar onlifePublication . Ostoyke, Leila Cristina Adriano; Moreira, J. AntónioNossa sociedade passa por transformações significativas, e a educação não é exceção. Em um mundo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais e pela popularização da Inteligência Artificial Generativa, competências empreendedoras, associadas a habilidades como pensamento crítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e aprendizagem contínua, tornam-se essenciais para a atuação docente. Diante desse cenário, este projeto de intervenção educacional teve como objetivo criar e avaliar um ecossistema de aprendizagem em rede e um modelo de formação que promova, por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, o desenvolvimento de competências docentes para uma cultura empreendedora. A metodologia adotada foi a Design-Based Research (DBR), que integra teoria e prática em ciclos iterativos de design, implementação, análise e redesign. A formação, com duração de cinco semanas, foi aplicada a 20 professores de diferentes áreas, utilizando um modelo pedagógico híbrido e multidimensional, fundamentado em aprendizagem ativa, colaborativa e contínua. O ecossistema integrou ambientes formais, informais e imersivos, explorando tecnologias como inteligência artificial e metaverso, articuladas ao paradigma da Educação OnLIFE. Os resultados, obtidos a partir de dados quantitativos e qualitativos, demonstraram a eficácia do modelo para o desenvolvimento das competências empreendedoras. Os participantes relataram maior autonomia, autoconfiança e visão estratégica, além de mudanças planejadas para suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a formação superou as expectativas, validando-se como uma proposta eficaz para preparar professores empreendedores capazes de inovar na sociedade hiperconectada. Este estudo oferece uma contribuição inovadora para a educação digital ao integrar empreendedorismo, tecnologias emergentes e práticas pedagógicas transformadoras no paradigma OnLIFE.