Browsing by Author "Oliveira, Edmundo Alves de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação a distância e políticas de formação de professores: um balanço de estudos da área da educaçãoPublication . Cerdas, Luciene; Corrêa, Marcelo da Silva; Oliveira, Edmundo Alves de; Mauro, RicardoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio da busca, seleção e análise de artigos publicados em revistas brasileiras da área da Educação e indexados na base de dados da Scielo - Scientific Electronic Library Online – com o descritor “educação a distância”. Pretendeu-se desse modo detectar as questões latentes entre esses pesquisadores e suas contribuições para construção de um referencial teórico consistente no que tange à formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância. Visando esse objetivo, foram feitas a busca e seleção dos artigos, e também a leitura e a análise do material selecionado. O levantamento realizado na pesquisa bibliográfica resultou em 146 artigos. As análises realizadas neste estudo indicam que a educação a distância não é uma preocupação unicamente da área da educação. Foram identificados periódicos oriundos de diversas áreas como enfermagem, psicologia, medicina, entre outras. Além disso, verifica-se um crescimento do número de artigos sobre educação a distância a partir de 2006, o que pode estar relacionado à expansão dessa modalidade, e à promulgação, no ano de 2005, o Decreto 5622/2005, por meio do qual o governo federal regulamenta a educação a distância no Brasil. Nos artigos a EAD é analisada do ponto de vista das políticas públicas para formação inicial e continuada de professores, e da análise e avaliação de programas implementados. Considerando a expansão da modalidade a distância no Brasil, este trabalho espera fomentar as discussões sobre o tema, na medida em que permite identificar as contribuições desses artigos para a EAD, bem como as lacunas a serem preenchidas pelos pesquisadores pela identificação de temas importantes com menor incidência.
- A importância do trabalho do professor-tutor no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso que analisa a experiência da EAD do Centro Universitário de Araraquara - São Paulo - BrasilPublication . Oliveira, Edmundo Alves de; Cerdas, Luciene; Mauro, Ricardo ArrudaO texto dados de uma pesquisa realizada através de um questionário, com alunos matriculados em diferentes cursos oferecidos pela instituição. O questionário foi aplicado no ano de 2012, e foi respondido por 701 alunos, o que representa 57,6% de todos os alunos. Os dados obtidos nesse estudo revelam que o fórum de interação é a ferramenta que mais contribuiu para o aprendizado do aluno, juntamente com o texto de apoio; a maioria dos alunos considera a atuação do professor tutor como ótima e boa; e para a maioria deles os tutores conseguem sanar suas dúvidas integralmente. Verifica-se, portanto, a satisfação dos alunos com os tutores virtuais. Os resultados apresentados revelam a importância das ferramentas interativas em educação a distância, por exemplo, dos fóruns de discussão que permitem a interação entre o tutor e alunos e entre alunos. Reafirma-se, assim, a presença de professores tutores como necessária na mediação dos processos de ensino e a importância da interatividade na educação a distância, mesmo no modo assíncrono. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para a melhoria contínua dos cursos a distância oferecidos pela Uniara, contribuindo também para se pensar estratégias para a formação de tutores virtuais, a fim de obter um desempenho mais eficiente do ponto de vista da qualidade do ensino oferecido.