Browsing by Author "Moreira, Osvaldo Filipe da Silva"
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- A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreiraPublication . Moreira, Osvaldo Filipe da Silva; Seabra, FilipaA supervisão pedagógica é um tema muito falado na escolas, corredores e salas de professores e atualmente é assumida como o epicentro do desenvolvimento profissional dos professores ou aspirantes a professores. O impacto que as opiniões que os professores têm sobre a supervisão pedagógica e sobre os seus intervenientes, como é caso do supervisor pedagógico, poderá influenciar o desenvolvimento da prática pedagógica destes professores. Inicialmente a supervisão era sinónimo de fiscalização e controlo, e não era muito aceite no seio da classe docente, existindo como aponta Vieira (1993) alguma resistência quanto à sua aceitação, pois o conceito “supervisão” era associado a conceitos como “chefia”, “crítica”, “vigia” e “autoritarismo”. Segundo Alarcão e Tavares (2010, p.3), o termo “supervisão” “evocava conotações de poder e de relacionamento socioprofissional contrárias aos valores de respeito pela pessoa humana e pelas suas capacidades auto formativas”. Nos dias de hoje a supervisão assume um carácter mais abrangente e global, abarcando a escola como um todo, ou seja, O obejctivo da supervisão que agora redefinimos, aponta assim para o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa por intermédio de aprendizagens individuais e colectivas, incluindo a formação dos novos agentes. (Alarcão & Tavares, 2003: 144-45). É neste contexto que a ação do supervisor orienta e capacita outros professores para melhorarem as suas práticas contribuindo para as transformações que as escolas necessitam respondendo aos desafios dos novos jovens. O estudo empírico tem como objetivo apreender as perspetivas que educadores de infância da Região do Algarve a lecionar em Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da Rede Pública têm sobre a supervisão pedagógica e o seu papel nas suas práticas pedagógicas. Foram 56 os educadores que preencheram o questionário online. Este estudo, de carácter exploratório e com um tratamento de dados descritivo, complementa a análise quantitativa com alguns dados sujeitos a análise qualitativa. Os dados foram recolhidos com recurso ao formulário eletrónico e foi realizada uma análise estatística descritiva, complementada por uma análise conteúdo que incidiu nas respostas às perguntas abertas do questionário adaptado a partir de Gaspar et al (2019).