Browsing by Author "Monteiro, Paulo Alexandre Rocha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de casoPublication . Monteiro, Paulo Alexandre Rocha; Negas, MárioEste estudo centra-se na gestão do cargo de Diretor de Turma e em todas as competências que lhe são atribuídas. O titular deste cargo estabelece uma relação muito próxima entre professor, grupo-turma, aluno, encarregado de educação, direção da escola e outros técnicos envolvidos no acompanhamento aos alunos (psicólogos, ensino especial, comissão de proteção de menores e assistentes sociais). Neste sentido, o Diretor de Turma tem um papel de mediador entre a docência e a gestão, pois se por um lado coordena um grupo de professores, por outro tem implicações diretas na gestão escolar, sobretudo a pedagógica. Dada a complexidade deste cargo, temos assistido cada vez mais ao desenvolvimento de ferramentas relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação para a gestão da direção de turma. Com a proliferação da internet e a crescente utilização da informática, verifica-se a existência de uma grande tendência, por parte das escolas, de se dotarem com meios de suporte para a comunicação, partilha e cooperação entre a comunidade escolar. Nos últimos anos foram criadas várias plataformas digitais com o objetivo de apoiar o Diretor de Turma na gestão e no processamento de toda a informação relacionada com a sua atividade. Saber de que forma os Diretores de Turma percecionam o uso das plataformas digitais como auxiliares do exercício das suas funções é o objetivo principal deste trabalho. Através da aplicação de um questionário ao qual responderam quarenta docentes, esta investigação visa conhecer, a partir de um estudo de caso, as perceções dos Diretores de Turma do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, concelho de Alenquer, sobre o uso das plataformas digitais na gestão das suas funções. Podemos observar, a partir da interpretação dos dados recolhidos, que as áreas de intervenção do Diretor de Turma mais utilizadas com o apoio das plataformas digitais são as que estão relacionadas com as tarefas administrativas. No entanto, todos os itens relacionados com o grau de importância das plataformas digitais, quanto à ajuda na tomada de decisões, foram considerados importantes. Em relação ao aperfeiçoamento das plataformas digitais, foi considerado relevante melhorar todos os itens.