Browsing by Author "Monteiro, Maria Teresa Marques Mano de Matos Silveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização da Web Social na disciplina de português numa turma do 2º Ciclo do ensino básicoPublication . Monteiro, Maria Teresa Marques Mano de Matos Silveira; Amante, LúciaÀ distância de um clique, ligamo-nos à Web que transformou o modo como processamos a informação, pensamos e assimilamos o conhecimento. A Escola nem sempre acompanha as mudanças que os alunos trazem para a sala de aula. É importante que esta promova o desenvolvimento de competências e aprendizagens que se adequem às exigências da atual sociedade. No âmbito da disciplina de português, a turma do 2º ciclo do ensino básico, que se constituiu como objeto de estudo, estava desmotivada para as aprendizagens e as suas relações interpessoais eram conflituosas. Crê-se que o uso de ferramentas da Web 2.0, em contexto pedagógico, poderá ser uma mais-valia para a construção de aprendizagens significativas. Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral compreender de que modo a utilização de ferramentas da Web 2.0 poderia contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na disciplina de Português, com alunos marcados pelo insucesso repetido. Adotou-se uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, adotando o formato de um estudo de caso. Os dados recolhidos tiveram por base um questionário, bem como a observação participante, relatada em Diário de Bordo. Apresentam-se dados que evidenciam que os alunos encontraram nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) um meio de superarem dificuldades nas aprendizagens. Ao longo deste estudo, os alunos, através da Web 2.0, tornaram-se mais recetivos à Escola, mais cooperantes e colaborativos. Em síntese: o recurso às TIC mostrou ser um dos fatores que melhor desencadeia processos de aprendizagem com mais ganhos.