Browsing by Author "Monteiro, Maria Raquel Marques Pedro"
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- O teste em duas fases e o relatório escrito na avaliação das aprendizagens em ciências naturais : 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Maria Raquel Marques Pedro; Oliveira, IsolinaO conceito de avaliação, em termos pedagógicos, sofreu várias alterações. Actualmente, considera-se que deve ser um processo partilhado e integrado no ensino e aprendizagem, privilegiando a avaliação formativa e o recurso a instrumentos variados com o objectivo de melhorar e regular as aprendizagens, e tendo em conta contextos, negociação, participação dos envolvidos, construção social de conhecimento e de processos cognitivos, sociais e culturais dos intervenientes (Allal, 1986; Black & Wiliam, Pinto & Santos, 2006). O presente trabalho centrou-se na relação existente entre a operacionalização de dois instrumentos de avaliação – teste escrito em duas fases e relatório escrito – e o seu impacto no desenvolvimento de competências e da literacia científica dos alunos, tal como Aikenhead (2002); Galvão e Freire (2004) a encaram, ou seja, a compreensão da ciência como um corpo de saberes e como instituição social conducente ao pleno exercício da cidadania. Pretendeu-se contribuir para um melhor entendimento e aperfeiçoamento de práticas lectivas nas aulas de Ciências Naturais de 3º ciclo. Assim, o estudo envolveu uma turma de 7º ano de escolaridade. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa (Erickson, 1986), assumindo o design de investigação-acção (Kemmis & McTaggart, 1998; Oliveira & Serrazina, 2002). Na recolha de dados utilizaram-se, para além de produções dos alunos, a observação participante com registos em diário de bordo, questionários aplicados a todos os participantes, entrevistas individuais a quatro elementos da turma e documentos oficiais da escola como actas de reuniões e registos biográficos dos alunos. A análise foi sendo realizada ao longo da investigação com consequente reformulação das acções e no final do estudo. Esta, mais detalhada, teve a finalidade de procurar dar respostas ao problema em estudo. Quatro temas emergiram da análise dos dados tendo por base o referencial teórico do estudo. Os resultados mostraram que a proposta avaliativa, que incluiu uso de instrumentos alternativos de avaliação, promoveu o desenvolvimento de competências cognitivas como pesquisa, comunicação, raciocínio e metacognição. Os resultados indicaram, também, que foram desenvolvidas certas competências sociais, nomeadamente de responsabilidade, compromisso, autonomia, respeito, empenho,entreajuda e convívio. Há fortes evidências de que ocorreu trabalho colaborativo e cooperativo durante a consecução dos trabalhos no âmbito dos relatórios escritos. O estudo aponta para que a diversidade de cenários de aprendizagem pode ter contribuído para tornar as aulas de Ciências Naturais e a ciência, de um modo geral, mais atraentes e ainda que as concepções dos alunos sobre ciência se tornaram mais próximas das suas realidades e mais humanizadas.