Browsing by Author "Molina, Rosana Navarro"
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- Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissoraPublication . Molina, Rosana Navarro; Barros, Daniela Melaré VieiraA Educação a Distância - EaD no Brasil se desenvolveu por meio de iniciativas privadas e decretos governamentais, cumprindo uma trajetória que acompanha o desenvolvimento das tecnologias no país. A presente dissertação tem como objetivo verificar o desenvolvimento e contribuições que houve com implantação da educação a distância no Estado de Rondônia, analisando sua evolução, desafios e perspectivas. A EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior privado, pois tem sido utilizada para ampliar o número de alunos e baratear os custos. A EaD apresenta-se como o fenômeno de mudanças na educação e é vista como a mais democrática das modalidades educacionais, uma vez que elimina, por meio das tecnologias da comunicação e informação, os tradicionais empecilhos à conquista do conhecimento, como o isolamento ou distanciamento geográfico dos grandes centros de ensino, incompatibilidade de horários e impossibilidade de conciliar trabalho e estudo. A pesquisa se descreve em caráter social, uma vez que busca respostas para os problemas mediante ao emprego dos procedimentos e métodos científicos; tem como caráter exploratório e descritivo, embasados em Gil, (1994). Em tese, este tema tem poucos estudos a respeito, por isso a importância de esclarecer e ressaltar, com visão geral, com um levantamento bibliográfico e documental, valendo-se também de entrevistas e questionários para levantar dados relevantes à pesquisa. A pesquisa, consistiu primeiramente pela parte bibliográfica, no qual se levantou as fontes bibliográficas como livros, revistas científicas, teses, dissertações, artigos e relatórios de pesquisa dos principais nomes que abordam o universo do ensino EaD. Após esse procedimento, realizou leitura do material e com base nas leituras, a elaboração de fichas com suas respectivas análises. No decorrer da pesquisa documental também foi identificado e utilizado outros tipos de materiais não científicos como as fontes de jornais, reportagens, textos e documentários sobre o ensino EaD no Brasil e em Rondônia. Após esses procedimentos foram levantado os dados qualitativos e quantitativos do local escolhido como referência para a pesquisa. Os resultados obtidos apresentam que a adoção do sistema EaD veio contribuir, não apenas com desenvolvimento do Estado de Rondônia, onde há várias áreas distantes e a educação presencial não dá conta de atingir todos os públicos, veio também contribuir com o fortalecimento dos direitos e da liberdade fundamental do ser humano de ter acesso à educação.