Browsing by Author "Mendinhos, Isabel Maria G. B. Silva"
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- A literacia da informação em escolas do Concelho de SintraPublication . Mendinhos, Isabel Maria G. B. Silva; Bastos, GlóriaResumo: No actual contexto da Sociedade da Informação, a Escola tem de repensar o seu papel e de alterar as práticas instaladas, muito mais centradas no ensino do que na aprendizagem, para poder formar alunos capazes de se movimentarem com destreza no mundo da informação e de prosseguirem a sua aprendizagem pela vida fora. A importância das bibliotecas escolares neste processo de transformação pode e deve ser decisiva, mas, em Portugal, os passos dados nesse sentido parecem ser ainda hesitantes. Com este estudo, pretendeu-se conhecer a forma como a Literacia da Informação é abordada nas doze escolas básicas do 2º e 3º Ciclos do concelho de Sintra, cujas bibliotecas se encontram integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, realizando-se um estudo de caso descritivo, centrado em questões relacionadas com as práticas das bibliotecas neste domínio e com a sua integração nas respectivas escolas, considerando também a formação e a experiência dos coordenadores. Para enquadrar teoricamente o estudo, teve-se em conta a perspectiva construtivista da aprendizagem, como fundamento para a colaboração entre a biblioteca escolar e o currículo, alguns dos variados modelos orientadores do desenvolvimento da literacia da informação e sua utilidade, a importância da definição de competências standard e a investigação sobre o processo de construção de conhecimento a partir da informação, nomeadamente através do “guided inquiry”, abordagem realizada por Ross Todd e Carol Kuhlthau. Os instrumentos de investigação utilizados foram um inquérito por questionário e uma entrevista semi-dirigida. O primeiro foi apresentado aos coordenadores das bibliotecas, tendo o segundo sido aplicado aos três cujas bibliotecas, no questionário, evidenciaram um maior avanço na abordagem da literacia da informação. As conclusões do estudo apontam para a existência de uma distância considerável entre as práticas das bibliotecas estudadas e os padrões internacionais, constatando-se a necessidade de formação dos professores e das equipas das bibliotecas escolares, em particular, e a urgência da definição de competências standard que, a nível nacional, permitam concretizar as directrizes da IFLA e da UNESCO.
