Browsing by Author "Matos, Rute Maria Antunes de"
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- A inteligência emocional : a importância da gestão das emoções para o sucesso das organizaçõesPublication . Matos, Rute Maria Antunes de; Jacquinet, MarcNa última década, a Inteligência Emocional tem despertado enorme interesse na comunidade científica, não apenas devido à publicação do best seller de Goleman “Inteligência Emocional” (1995), mas devido à aplicabilidade do conceito em situações do quotidiano, nomeadamente, no contexto organizacional. Razão pela qual despertou o interesse em aprofundar as diversas temáticas que envolvem o mundo organizacional (Competências Emocionais, Motivação, Satisfação profissional, e emoções). Na combinação entre emoção e inteligência, renasce o constructo mais atual e interessante “emoção tornam o pensamento mais inteligente e pode-se pensar inteligentemente sobre as emoções Salovey e Mayer (1990). A IE assume a designação de competência emocional que compreende quatro níveis; “ capacidade para perceber emoções, reconhecer e gerar emoções de modo a apoiar o pensamento para compreender emoções e o pensamento baseado nelas, e para regular as emoções de modo reflexivo para promover o desenvolvimento emocional e intelectual (Mayer e Salovey, 1997). A competência emocional afigura-se como importante em vários contextos do desenvolvimento humano, como a família, o trabalho, contribuindo para a melhoria das competências sociais e para a manifestação de comportamentos mais adaptativos e mais eficazes (Lima Santos & faria, 2005). Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar no contexto organizacional, a influência das variáveis independentes [sociodemográficas, competência emocional (EE, PE, CL), motivação (intrínseca e extrínseca), satisfação e emoções (positiva)] no desempenho (contextual e resultados) dos colaboradores (variável dependente), ou seja na obtenção do sucesso dos profissionais da rede franchising do ramo imobiliário. Utilizando o Questionário de Competência Emocional (QCE), versão portuguesa reduzida do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), adaptado por Lima Santos e Faria (2005), e Mackenzie, Podsakoff & Fetter (1993).