Browsing by Author "Martins, Olga"
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- A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das liderançasPublication . Martins, Olga; Seabra, FilipaA Indisciplina é um conceito ambíguo, que pode assumir vários sentidos; pode ter a ver com comportamentos e atitudes, mas acima de tudo tem a ver com sentimentos e emoções, pois é no sentir que este conceito se define (Afonso, Amado, & Jesus, 1999, p. 12). Este trabalho tem como principal objetivo, obter a opinião dos intervenientes da ação educativa sobre o conceito em si, bem como, a forma como as lideranças atuam face aos comportamentos indisciplinados e ainda, a sua opinião no que diz respeito à relevância e utilidade do projeto T.E.I.P no combate à indisciplina. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, com recurso ao inquérito por questionário e ao inquérito por entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Recorremos aos alunos, aos seus encarregados de educação, às assistentes operacionais e aos líderes intermédios, como fontes, e à análise estatística e de conteúdo como técnica de análise de dados. Construímos, validámos e aplicámos um questionário a 88 alunos, 74 encarregados de educação e 12 assistentes operacionais. Também elaborámos e validámos um guião de inquérito por entrevista que aplicámos a 4 coordenadoras responsáveis pela aplicação, mediação e implementação de medidas inovadoras ou não, ao combate da indisciplina na escola. De forma geral verificámos que os alunos consideram que a forma de resolver o problema da indisciplina, é através de medidas drásticas adotadas pela liderança da escola, dando pouca importância ao diálogo. Já os adultos, consideram que o diálogo e a negociação são as medidas que surtem mais efeito. No que se refere ao projeto T.E.I.P., os alunos mostram desconhecimento deste projeto não entendendo a sua relação com o tema, os encarregados de educação são pouco claros no que diz respeito ao conhecimento do projeto, os assistentes operacionais consideram que é por a escola ser T.E.I.P. que tem mais indisciplina, uma vez que está enquadrada num contexto social mais desfavorável. De forma geral todos os inquirido consideram a escola segura, e que a direção atua bem face a esta problemática. No combate à indisciplina salientam as regras estabelecidas em sala de aula, o registo das ocorrências na plataforma do INOVAR, à qual os encarregados de educação têm acesso quase em tempo real e os diversos projetos inovadores, projeto “ponte” e “tutorias”. Quanto às práticas inovadoras, referem os dois toques, e a diminuição dos tempos letivos. O estudo remete para novas investigações pertinentes em contexto escolar, que vão ao encontro de soluções para a resolução de conflitos.