Browsing by Author "Martins, Maria de Lurdes Calado de Oliveira"
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- Desenvolvimento das competências para a tutoria online na Universidade Aberta através da formação : um estudo de casoPublication . Martins, Maria de Lurdes Calado de Oliveira; Oliveira, IsolinaEste estudo pretende ser um contributo para o conhecimento das competências adquiridas através da formação para tutores online. Após outubro de 2007, a Universidade Aberta sofreu uma mudança no seu modelo pedagógico, oferecendo cursos em regime online através de uma plataforma de ELearning; para operacionalizar este modelo de classes inteiramente virtuais ou de classes mistas, emergiu a necessidade de formar um vasto número de docentes, num período de tempo breve. Simultaneamente, a adoção, em Portugal, do Processo de Bolonha, conduziu a um processo reorganizativo do ensino superior, de onde emergiu um novo conjunto de valores em torno das competências, não só dos conteúdos, e em torno das aprendizagens, não simplesmente do ensino. Este estudo teve como objeto uma turma de futuros tutores e o modelo de formação, tal como foi implementado em outubro de 2010. A investigação centrou-se nas questões relativas à forma como se processa o desenvolvimento de competências do tutor online; apresentamos, também, uma referência ao perfil do tutor e à perceção que o tutor online tem sobre as competências que desenvolve ao longo do curso. No enquadramento conceptual, fazemos referência ao conceito de ensino a distância, aprendizagem e ensino online, e às gerações pedagógicas online. Referimos a comunicação online e o papel e competências do tutor online; para melhor compreender o papel do tutor online, apresentamos três modelos de docência online. O enquadramento conceptual complementa-se com uma abordagem ao quadro documental da Universidade Aberta, instituição onde teve lugar a formação de tutores. Em seguida, explicitam-se as opções metodológicas, com fundamentação na literatura de referência sobre a investigação de natureza qualitativa interpretativa e respetiva análise de dados, destacando-se as técnicas da análise de texto utilizadas: análise de conteúdo e de narrativa. Para ir ao encontro das questões de investigação, a análise de dados focou três conjuntos de documentos: (i) o fórum de apresentação inicial, colocado no princípio do curso; (ii) o E-fólio B, documento digital através do qual os tutores apresentam uma reflexão pessoal relativa ao seu percurso nesta formação; (iii) entrevistas semiestruturadas, realizadas junto dos tutores online que, após a formação, já tinham exercido a função para responder aos objetivos e perguntas de investigação. Posteriormente, procedeu-se à análise qualitativa e à interpretação que sintetizámos em esquema, para melhor evidenciar os dados mais relevantes da investigação. O nosso estudo apresenta algumas conclusões e reflexões finais que emergiram da análise de dados, integra, também, uma leitura pessoal do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e uma leitura pessoal do curso de formação para a tutoria online, focado na investigação.