Browsing by Author "Martins, Lina Susana Trindade Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um olhar sobre o (in)sucesso escolar na diversidade cultural: estudo de casoPublication . Martins, Lina Susana Trindade Rodrigues; Noronha, Maria Teresa deResumo - O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da Educação Intercultural. Tem como principal objectivo investigar se o meio influencia o sucesso escolar dos alunos ciganos, africanos e lusos, a relação entre a cultura escolar e a cultura destes alunos, bem como, as expectativas destes grupos culturais face à escola. No processo de investigação usou-se a metodologia qualitativa correlacionada com a quantitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1.º ciclo do distrito do Porto, frequentada por alunos pertencentes ao grupo cultural cigano, africano e luso, predominando actualmente o grupo cultural cigano. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 4 anos (no período de 2002 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distribuídos a uma amostra de docentes e nas entrevistas realizadas com uma amostra de alunos dos vários grupos culturais considerados com insucesso e sucesso escolar. De um modo geral, verifica-se que os alunos ciganos apresentam elevado absentismo escolar e frequentes problemas de adaptação, o que não se verifica nos alunos lusos e nos alunos africanos. É significativo o número de retenções no 2.º ano de escolaridade e o abandono escolar precoce dos alunos ciganos. Nesta abordagem mostramos como é fundamental a utilização de metodologias adequadas e de uma formação de professores centrada numa abordagem inter/multicultural