Browsing by Author "Martins, Ana Maria Diego Lisboa"
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- Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básicoPublication . Martins, Ana Maria Diego Lisboa; Amante, LúciaA avaliação é uma questão complexa, em permanente discussão e geradora de muitas dúvidas e constrangimentos. Apesar de ser um elemento integrante e regulador das práticas pedagógicas dos professores, tem também a função de certificação das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas pelos alunos. Sabemos que a realização de trabalhos de investigação sobre avaliação tem vindo a aumentar sendo que este interesse pela investigação em avaliação poderá resultar da progressiva consciencialização da importância do papel da avaliação, na melhoria das aprendizagens dos alunos. Esta dissertação é o resultado de um estudo empírico que consiste em compreender de que modo um grupo de quatrocentos e quatro professores do ensino básico percecionam a avaliação das aprendizagens e a concretizam na sua prática quotidiana. Para o efeito construímos um inquérito por questionário, usando o formato de escala tipo Lickert. Nesta escala, apresentam-se vários itens em relação a diferentes aspetos da avaliação das aprendizagens e o grau de concordância ou discordância é medido através de quatro tipos de respostas (discordo totalmente, discordo em parte, concordo em parte e concordo totalmente). A aplicação deste questionário e posterior tratamento dos dados permitiu-nos compreender as conceções e práticas avaliativas deste grupo de professores. Os resultados desta investigação sugerem que as conceções e práticas avaliativas se associaram ainda muito à certificação das aprendizagens, servindo prioritariamente ao professor apesar de transparecer alguma valorização e familiarização com a auto-avaliação, com o feedback e o erro. Tais resultados, longe de serem conclusivos, clarificam no entanto, a nossa compreensão a respeito da conceção e práticas dos docentes sobre a avaliação das aprendizagens, fornecendo um conjunto de informações muito pertinente, tanto do ponto de vista da reflexão teórica, como da prática pedagógica. Estes resultados permitem-nos refletir sobre a pertinência e urgência de contemplar a temática “avaliação das aprendizagens” na futura formação inicial e contínua de professores. Também é nossa convicção que este estudo contribuirá certamente para futuras investigações nesta área do conhecimento.