Browsing by Author "Lopes, Maria Teresa Agria Ferreira de Almeida Vilares"
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- O trabalho prático no ensino das ciências numa turma do 5º ano de escolaridadePublication . Lopes, Maria Teresa Agria Ferreira de Almeida Vilares; Oliveira, IsolinaNuma sociedade caracterizada pela rápida evolução da Ciência e da Tecnologia, reconhece-se, hoje, a importância da apropriação de conhecimentos científicos para se ser uma pessoa informada, capaz de elaborar juízos e tomar decisões sobre situações do quotidiano (Galvão, Reis, Freire & Oliveira, 2006). Neste âmbito importa reflectir acerca do papel da escola, enquanto contexto privilegiado de formação, ao preparar os indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, uma participação activa, responsável e mais informada sobre o que se passa à sua volta. A importância do ensino das ciências é hoje indiscutível. Neste sentido, interessa discutir o papel da Ciência no currículo escolar, desde os anos iniciais de escolaridade, mais especificamente, o ensino das ciências na escolaridade obrigatória na promoção da literacia científica, quando os estudos internacionais do PISA 2006 revelam que os alunos portugueses a ciências obtêm resultados de desempenho inferiores à média da OCDE. A presente investigação foi desenvolvida entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2010 e envolveu vinte e quatro alunos do 5º ano de escolaridade do 2º Ciclo do Ensino Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. A principal finalidade consistiu em compreender a importância da utilização do Trabalho Prático no desenvolvimento das competências específicas para a literacia científica dos alunos, no âmbito das competências presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa segundo uma abordagem interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação participante (registos em notas de campo, registos áudio e registos fotográficos), dois questionários, um teste escrito e recolha documental, em particular, produções dos grupos de trabalho durante as actividades desenvolvidas pelos alunos. Os resultados permitem iluminar as alterações sobre as concepções dos alunos face a alguns aspectos da ciência, no que respeita ao seu conteúdo e também à natureza da ciência, evidenciando que o trabalho prático, pelas potencialidades cognitivas e formativas que encerra, traz benefícios para a aprendizagem das ciências.