Browsing by Author "Grangeia, Andreia Susana Soares Ferreira Silva"
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- Contributo da biblioteca escolar para a promoção da literacia da informação em escolas do Concelho de Vila RealPublication . Grangeia, Andreia Susana Soares Ferreira Silva; Novo, AnaNuma sociedade em que somos confrontados com diversa informação, que poderá ter origem dúbia ou ser de fontes pouco credíveis, torna-se pertinente a existência de uma instituição que ajude a dar resposta a este desafio. Neste panorama, a biblioteca escolar pode desempenhar esse papel ao desenvolver competências de Literacia da Informação, nos vários elementos da comunidade escolar, por forma a dar respostas a esta sociedade de informação, no âmbito de uma aprendizagem ao longo da vida. O papel (in)formativo da biblioteca escolar é a razão da sua própria presença, o elemento aglutinador de práticas e projetos, num meio em que o aluno se confronta com uma grande diversidade de suportes e formatos da informação. Com o acelerado crescimento dos estímulos informativos, a biblioteca escolar representa o recurso mediador por excelência, a ferramenta indispensável para a ampla literacia e para a cidadania. A biblioteca escolar oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do seu estrato social. A promoção da Literacia da Informação na biblioteca escolar pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, tornando-os cidadãos autónomos e críticos. Neste trabalho dá-se a conhecer a realidade nas bibliotecas escolares, no concelho de Vila Real, no que se refere à Literacia da Informação. Para tal, foram analisados questionários (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar - MABE) já aplicados a alunos e professores, em 2015 e 2017, assim como foram analisados os respetivos planos de melhorias, de 2014, 2016 e 2018, no sentido de identificar os pontos fracos e propor soluções de melhoria. Os dados observados nos inquéritos aos alunos revelam que a biblioteca escolar é entendida como o espaço distinto para estudar ou fazer trabalhos, sendo os recursos físicos, nomeadamente livros, os que mais se destacam, em detrimento dos recursos digitais. No entanto, houve melhorias na exploração de tecnologias e ferramentas em ambientes digitais entre os anos de 2015 e 2017.