Browsing by Author "Goncharova, Iuliia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Humanising learning materials: bringing controversial content into EFL classroomPublication . Goncharova, Iuliia; Childs, Jeffrey ScottO paradigma do sistema educativo mundial tem vindo a mudar, da aquisição de conhecimentos teóricos para a ênfase na aprendizagem participativa e em questões da vida real. Segundo a abordagem humanista, o aluno é visto como a figura mais importante no processo de aprendizagem. O presente estudo defende que o currículo de EFL deveria incorporar conteúdos que ajudem a conectar mais eficazmente com o contexto de aprendizagem da vida real. É dada especial ênfase à humanização dos materiais de aprendizagem que trazem à tona a liberdade e a iniciativa dos alunos. A investigação demonstrou que faltam oportunidades para abordar questões controversas na sala de aula, pois os professores consideram-nas demasiado sensíveis e desafiantes de ensinar. Foi realizado um estudo transversal para compreender as crenças dos professores sobre estas questões. Uma vez que os manuais de EFL existentes nem sempre acompanham os tempos e desafios, examinaram-se algumas amostras representativas de materiais de aprendizagem russos e europeus, identificando-se os principais pontos fortes e diferenças. Foi desenvolvido um plano de aula incluindo tarefas cooperativas orientadas para objetivos e atividades de sensibilização intercultural com o objetivo de envolver os alunos mais ativamente. Verificou-se que a introdução de novas estratégias de ensino pode gerar tensões, não podendo, por isso, desconsiderar-se a cultura educativa local e a comunidade docente. A adoção de conteúdos controversos poderá exigir desenvolvimento adicional do professor e mudanças curriculares, incluindo o desenvolvimento de novas formas de pensar sobre como a linguagem funciona e novos objetivos que os alunos precisam de atingir.