Browsing by Author "Gomes, Gracinda F. B."
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- A literacia ambiental dos alunos finalistas do ensino secundário : o caso da Escola Secundária da MoitaPublication . Gomes, Gracinda F. B.; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesO presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.
- A literacia ambiental dos alunos finalistas do ensino secundário : o caso da Escola Secundária da MoitaPublication . Gomes, Gracinda F. B.; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosOs avanços científicos e tecnológicos que ocorreram após o início da Revolução Industrial, e que se acentuaram nas últimas décadas, provocaram um aumento dos níveis de vida, de bem-estar e de qualidade de vida da população. Por outro lado, estas transformações contribuíram para a explosão demográfica atual e para a alteração dos padrões de consumo da população, que fizeram disparar a procura de bens e serviços para níveis nunca antes imaginados. Surgem, então, novos problemas e desafios, que exigem uma resposta urgente e eficaz e que conduziram à crescente importância dada à Educação Ambiental. Em Portugal, a Educação Ambiental teve a sua expansão a partir de uma proposta da UNESCO, em 1984/85, tendo envolvido vários Ministérios, Associações de Proteção da Natureza e Escolas Básicas e Secundárias. Nasceram, então, vários projetos de Educação Ambiental nas escolas, com o objetivo de criar nos jovens a sensibilidade para a defesa do ambiente, (Galvão, 2007). Apesar da intensificação do papel do sistema escolar na formação ambiental dos cidadãos, a escola nem sempre consegue responder de forma eficaz aos desafios que lhe são propostos, pelo que é necessário analisar e repensar em que moldes está a decorrer a implementação da Educação Ambiental nas escolas, nomeadamente à saída do Ensino Secundário, quando temos jovens prestes a entrar na sociedade como cidadãos, que deveriam possuir conhecimentos e competências ambientais que lhes permitam exercer uma cidadania ativa e responsável, e a motivação e aptidão necessárias à sua participação nos processos decisórios. O presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental, LA, dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em três Escolas Secundárias de Áreas Geográficas distintas da que foi alvo deste estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de recetividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.