Browsing by Author "Garcia, Rosangela Silveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunidade de aprendizagem no Facebook: tecnologia como fomento da nova cultura de aprendizagemPublication . Garcia, Rosangela SilveiraEste artigo apresenta temática de pesquisa de doutorado, em fase de desenvolvimento, e tem como objetivo refletir sobre o processo de produção de conhecimento no mundo virtual como ato da nova cultura de aprendizagem, mais especificamente, no espaço de uma comunidade de aprendizagem na rede social Facebook, constituída por alunos de curso de pós-graduação. A discussão proposta parte do princípio que, no cenário do ciberespaço, despontam novos ambientes de interação e de relação entre os sujeitos sociais e que, novas formas produção de conhecimento estão sendo instituídas. Neste contexto, as redes sociais - ambientes criados para a promoção de relações sociais mediadas pela internet - surgem com grande potencial de favorecer a cultura do conhecimento, promover a troca de informações e a participação dos sujeitos em grupos de interesses comuns, configurando-se como novo espaço de aprendizagem. Ação que vai ao encontro da proposta da nova cultura de aprendizagem centrada na aprendizagem por meio do envolvimento no mundo - como uma cultura de ambiente - tendo como alicerce o envolvimento ativo e compartilhamento, a produção coletiva de conhecimento como processo orgânico, social, coletivo. Como objeto de análise para suas reflexões fez uso das interações entre os alunos de um curso de pós-graduação, integrantes de uma comunidade de aprendizagem na rede social Facebook. Entre as constatações identificaram-se os benefícios do uso pedagógico da rede social Facebook como instrumento que têm servido para facilitar práticas presenciais de ensino aprendizagem e como ambiente de desenvolvimento de prática colaborativa de produção de conhecimento. Assim como, o potencial de ser utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem não formal, como um espaço inovador que amplia as socializações e práticas educativas contribuindo para uma aprendizagem colaborativa em rede, através do diálogo e da construção coletiva de saberes.
