Browsing by Author "Galhardo, Nuno Miguel de Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A (in)satisfação dos docentes do 1º Ciclo perante a constituição do agrupamento de escolas: estudo de caso no Concelho de Vila Franca de XiraPublication . Galhardo, Nuno Miguel de Oliveira; Grave-Resendes, LídiaA presente investigação, tendo como objecto de estudo o 1º ciclo do ensino básico, pretende dar a conhecer até que ponto, os professores deste nível de ensino se encontram satisfeitos com a constituição de agrupamentos de escolas, com a entrada de um novo modelo de gestão, regulamentado pelo Decreto-Lei 115-A/98. Assim, começámos, numa primeira fase, por fazer uma retrospectiva histórica sobre os modelos de gestão do Ensino Primário, actual 1º ciclo do ensino básico, desde a implementação da República até aos nossos dias. Ao longo deste período, assistiu-se a momentos de desconcentração e de descentralização da administração deste nível de ensino, como acontecera no início da República e com o nascimento da democracia, em 1974. Porém, também fruto dos ideais políticos da época, como os do Estado Novo, a administração do Ensino Primário assistiu também a momentos de grande concentração e de grande centralização. Uma vez conhecido o historial da administração e da gestão do Ensino Primário/1º ciclo, debruçámo-nos sobre as principais teorias que estão na base da satisfação/insatisfação profissional. Teorias como as de Maslow, de Herzberg, de McClelland, Vroom e de Locke foram imprescindíveis para se conhecerem os factores que conduzem a sentimentos de satisfação/insatisfação. Retratámos ainda nesta parte teórica, alguns indicadores de insatisfação profissional docente e o seu impacto. Numa segunda fase, na parte empírica da nossa investigação, adoptámos técnicas e modelos qualitativos de investigação. Através da realização de sete entrevistas a docentes de duas escolas do 1º ciclo, pertencentes ao quadro, obtivemos dados que nos levam a tirar várias conclusões, das quais podemos destacar as seguintes: Apesar de encontrar benefícios na constituição do agrupamento de escolas, no que respeita à partilha de recursos educativos, à abertura de mentalidades, instalando-se um espírito de colegialidade entre os docentes das escolas do agrupamento, a maioria dos docentes demonstra insatisfação com outros aspectos. São eles, o aumento da burocracia, a perda de autonomia quer no processo de decisão, quer na resolução de problemas, o excesso de controlo por parte do Conselho Executivo, a baixa representatividade nos órgãos de gestão que faz com que o 1º ciclo esteja sempre em minoria quando comparado com os outros níveis de ensino seguintes, entre outros. A alteração destes factores foi apontada pela maioria das docentes entrevistadas como determinante da sua satisfação