Browsing by Author "Gabriel, Fernando Manuel Silva"
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- O multiculturalismo na escola: o caso dos alunos de etnia ciganaPublication . Gabriel, Fernando Manuel Silva; Aires, LuísaResumo - A presente investigação pretende lançar um olhar sobre as concepções pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo, da Área Metropolitana do Porto, face à escolarização das crianças de etnia cigana, assim como as expectativas que estas crianças têm sobre a escola. Tendo em conta a problemática em estudo, o universo em análise e a especificidade do tecido sociocultural, recorremos à entrevista como técnica dominante, utilizando, também, fontes de análise documental, dado tratar-se de um procedimento essencial em todos os momentos da pesquisa. A nossa análise será, naturalmente, suportada por quadros teóricos produzidos no âmbito da investigação nas áreas da educação e comunicação intercultural. Considerando que as comunidades dos alunos estudadas se enquadram nas chamadas “classes desfavorecidas”, as diferenças socioeconómicas que existem entre si e as redes sociais em que se movimentam influenciam de forma diferenciada a sua integração na escola, a sua capacidade de interacção e comunicação e as suas expectativas face à mesma. Os professores revelam nos seus discursos alguma preocupação com os alunos de etnia cigana, mas essa preocupação não se traduz, na grande maioria, no desenvolvimento de forma integrada da cultura de etnia cigana, em contexto de sala de aula, e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas e interculturais. O discurso dominante da generalidade dos professores para explicar o insucesso escolar dos alunos de etnia cigana enfatiza muito as tradições culturais e sociais do povo cigano. Os professores colocam a responsabilidade do insucesso escolar sempre do lado das famílias e não do lado da escola. O ensino ministrado nas escolas insere-se maioritariamente num modelo monocultural. Os professores, ao agirem em conformidade com os interesses da cultura dominante, estão a privilegiar a transmissão de conhecimentos e valores sem considerar as realidades sociais e familiares dos alunos, um pressuposto da escola tradicional, de carácter monocultural. Na sequência desta investigação, considera-se indispensável uma mudança nas concepções e nas práticas pedagógicas dos professores sobretudo para que seja vivida uma aprendizagem intercultural em meio escolar