Browsing by Author "Freitas, Ana Isabel Fernandes Pereira de"
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- A liderança do Presidente da Escola Secundária Jaime Moniz, no FunchalPublication . Freitas, Ana Isabel Fernandes Pereira de; Grave-Resendes, LídiaA liderança escolar constitui hoje um dos temas mais estudados no âmbito da administração e gestão educacional. O desenvolvimento da escola precisa de líderes que recorram a um tipo de liderança eficaz, geradora de dinâmicas capazes de levar à melhoria da escola. Os directores da escola devem estar assim aptos a utilizarem o estilo de liderança mais adequado ao contexto onde se inserem. A presente investigação pretende analisar o exercício da liderança do Presidente de uma escola secundária, mais propriamente caracterizar o seu estilo de liderança, a partir da percepção dos professores que exercem funções na escola. O quadro teórico abordará assim o conceito de liderança, a relação entre gestão e liderança escolar e os estilos de liderança, nomeadamente os estilos de liderança transformacional e transaccional. A investigação assumiu a forma de estudo de caso, de tipo exploratório. Para conhecermos a opinião dos professores da escola, relativamente ao estilo de liderança do Presidente, recorreu-se à utilização de um inquérito por questionário. Aplicou-se também uma entrevista semi-estruturada ao Presidente do Conselho Executivo. Considerando os instrumentos de pesquisa utilizados, o estudo pode ser considerado misto ou eclético. Os resultados da pesquisa sugerem que o estilo que domina o exercício da liderança do Presidente do Conselho Executivo é o estilo transformacional.
- Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricularPublication . Freitas, Ana Isabel Fernandes Pereira de; Grave-Resendes, LídiaA presente investigação teve como objetivo principal recolher a perceção dos profes-sores sobre as práticas de liderança dos coordenadores de departamento curricular. A criação de departamentos curriculares no ensino secundário é relativamente re-cente no nosso país, assim como a função de coordenador de departamento curricular. Mais do que nunca, estes líderes escolares assumem um papel fulcral a nível organizacional e espera-se que exerçam lideranças pedagógicas que apelem à participação e ao self-engage-ment dos docentes, por vontade própria, para a melhoria da qualidade escolar. Para a concretização do objetivo mencionado, optou-se por um estudo de caso, de natureza mista. Aplicamos a duzentos e trinta e três professores o inquérito por questionário “Inventário das Práticas de Liderança - Observador” de Kouzes & Posner (2003) e entrevis-tamos cinco coordenadores de departamento curricular. Concluímos que a prática de liderança mais exibida pelos coordenadores de departamento tem a ver com a possibilidade de “Permitir que os Outros Ajam”, seguida das práticas “Mostrar o Caminho”, “Encorajar a Vontade”, “Desafiar o Processo” e “Inspirar uma Visão Conjunta”. Porém, apesar de os professores considerarem que os coordenadores de departamento estabelecem boas relações com os grupos com quem trabalham, apoiando-os na tomada de decisões, verificamos que os coordenadores elegeram como prioridade para a sua ação a representação dos seus colegas no conselho pedagógico e a comunicação eficaz entre os diferentes órgãos de gestão da escola. A opção assumida pelos próprios encontra fundamento na interpretação que fazem da legislação que regulamenta a sua ação e no tipo de cultura que carateriza cada um dos departamentos. Assim sendo, a mesma afasta-se do exercício de uma liderança pedagógica, veiculada às aprendizagens dos alunos e da própria escola.