Browsing by Author "Filgueiras, Marta Sofia Carreiro"
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- O espaço e o seu impacto educativo : quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em educação infantilPublication . Filgueiras, Marta Sofia Carreiro; Tinoca, LuísA presente investigação pretende consciencializar para a importância da gestão e organização do espaço sala, como condicionante do ambiente de aprendizagem. As principais linhas orientadoras que surgem no quadro teórico conceptual assentam na gestão e organização do espaço sala, como questão central em educação pré-escolar, com o propósito de ser este o espaço onde se estabelece a intencionalidade educativa do educador. As características organizacionais das escolas são a questão mais abrangente, pois resultam do compromisso entre a estrutura formal e as interacções que nela se estabelecem. Sendo que, é necessário criar estratégias educativas que resultem da organização e gestão dos meios e recursos disponíveis. O trabalho empírico resulta das opções metodológicas que julgamos serem adequadas a este tipo de estudo, de carácter qualitativo. Optámos por uma abordagem do tipo, estudo de caso, pois a sua orientação incidiu na observação directa, esforçando-se por ser naturalista na procura de saber como e porquê. Utilizou-se como técnica de pesquisa a observação participante e o inquérito por entrevista, que nos proporcionou um diálogo directo com as educadoras, a coordenadora e a directora. Efectuaram-se, também, registos de observação diária da utilização do espaço, por parte das educadoras e das crianças. Esta recolha de dados tornou-se a forma mais indicada para a compreensão do contexto escolar, em questão. O tratamento de todas as informações recolhidas foi feito analiticamente, ou seja, efectuou-se a análise de conteúdo numa perspectiva exaustiva, representativa, homogénea e pertinente. No final foi-nos possível concluir que a gestão e organização do espaço sala, é essencial para que se possa proporcionar aprendizagens significativas e diferenciadas que façam desenvolver as crianças globalmente. O espaço das salas está estruturado por áreas de trabalho, para que se possam estabelecer relações pessoais e sociais, quando as crianças simulam situações da vida real. O espaço sala deve ser estruturado de forma a contribuir para o sucesso da aprendizagem das crianças que o frequentam, e isto, tendo em conta a legislação em vigor.