Browsing by Author "Figueiredo, Maria de Lurdes Martins da Costa Batista"
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- De que forma os docentes de matemática avaliam os seus alunos? : um estudo no âmbito do ensino básicoPublication . Figueiredo, Maria de Lurdes Martins da Costa Batista; Oliveira, IsolinaA avaliação das aprendizagens dos alunos tem sido nos últimos tempos um tema muito discutido em Educação, nomeadamente os resultados escolares na disciplina de Matemática. Os atuais documentos curriculares nacionais e internacionais recomendam uma avaliação ao serviço das aprendizagens, articulando as modalidades de avaliação, proporcionando situações de aprendizagem diversificada e apropriada aos novos públicos escolares cada vez mais heterogéneos. No último Decreto-Lei n.º139/2012, de 5 de julho, que estabelece a nova organização Curricular do Ensino Básico e Secundário, refere a avaliação das aprendizagens como um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. Não obstante, a avaliação deve utilizar os instrumentos necessários e adequados aos seus objetivos dando enfoque aos critérios de avaliação da disciplina e aos instrumentos utilizados na prática pedagógica, os quais deverão ser apropriados pelos alunos. A presente investigação foi desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 e envolveu os professores de Matemática, e alunos de diferentes percursos formativos, de uma Escola de Lisboa. O principal objetivo consistiu em conhecer de que forma os professores de Matemática avaliam os seus alunos e qual a perceção destes sobre a sua avaliação considerando as duas questões como relevantes para a compreensão do processo de avaliação em educação. Para este efeito, realizou-se um estudo de natureza, qualitativa interpretativa e os dados foram recolhidos através da observação naturalista, a entrevista semiestruturada a análise documental e o inquérito por questionário. Este estudo revelou que as conceções dos professores de Matemática sobre a avaliação das aprendizagens configuram a sua ação pedagógica, crucial para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e a sua articulação com a avaliação. Todavia, as orientações legislativas estão sempre presentes nas decisões tomadas no grupo discipli-nar. Independentemente do seu percurso formativo, os alunos percecionam a avaliação como significativa quando esta lhes permite aprender e reconhecer as suas dificuldades.