Browsing by Author "Figueiredo, Maria Jorge Loureiro"
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- Horas europeias : agentes, conteúdos e processosPublication . Figueiredo, Maria Jorge Loureiro; Gaspar, IvoneEste trabalho procura descrever e evidenciar os processo de construção e operacionalização de um segmento curricular, não disciplinar, denominado de Horas Europeias da Escola Europeia de Luxemburgo, pelos agentes nelas envolvidos e que usam como instrumento de comunicação e de interação entre si uma segunda Língua. Tratando-se de um contexto multicultural e multilingue e um modelo de escola “sui generis”, procura-se, na sua génese e contexto, a particularidade de um currículo que reforce a coesão deste modelo de escolas e evidencie simultaneamente a identidade da cada unidade escolar, pela ação conjunta desses agentes. A especificidade desta temática e contexto particular em que se enquadra dificulta a procura de referentes teóricos nos quais nos possamos encorar. Procurámos nos vários contributos teóricos sobre “ curriculo” o nosso conceito de currículo e, inserimo-lo no contexto multicultural e multilinguistico da organização deste modelo de escola, procurando, através deste estudo de caso, evidenciar a sua conceção e operacionalização através das práticas dos seus autores-agentes. Foi possível, pelo encontro com esses agentes e pelas observações feitas, verificar o modo como se apropriam das diretivas, constroiem o seu próprio projeto (ancorando-se na filosofia, nos princípios e objetivos nelas contidos) e operacionalizam um currículo pluridisciplinar por eles delineado, que fundamente e enquadre as HE no modelo de escola do qual emanam, evidenciando os processos conteúdos e atividades de aprendizagem que as irão suportar. Têm como base o trabalho cooperativo como prática que pretende desencadear «a ação, a interação e a comunicação em atividades comuns» e ao mesmo tempo estimular « os alunos que se constituem eles próprios, também, como participantes ativos na sua construção». Uma vez que a situação a investigar é um caso concreto e contextualizado em que o investigador faz parte da equipa educativa que participa no desenho do currículo desta área, o trabalho apoia-se numa metodologia predominantemente qualitativa, optando –se por um estudo de caso.