Browsing by Author "Figueira, Isabel Maria da Costa"
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- Avaliação das aprendizagens : a utilização do portefólio na disciplina de matemática no ensino secundárioPublication . Figueira, Isabel Maria da Costa; Amante, LúciaSegundo Santos (2004) existe ainda um grande fosso entre aquilo que são as orientações curriculares e os indicadores de que se dispõe sobre as práticas dos professores. A avaliação, enquanto parte integrante do currículo, ainda não parece ser uma realidade generalizada em Portugal. Desto modo, é necessário desenvolver a componente formativa da avaliação, salientando a sua função reguladora das práticas educativas. Assim sendo, este trabalho tem a finalidade de compartilhar com todos os professores de matemática e todos os demais interessados pela Educação Matemática, uma investigação-ação, que visa conhecer as potencialidades de uma forma de avaliação.Neste sentido,baseia-se, essencialmente, numa perspetiva formativa e reguladora das aprendizagens em Matemática, bem como na reação dos alunos face à sua implementação. Este estudo foi desenvolvido numa escola secundária de ensino particular e cooperativo com aproximadamente 400 estudantes, envolvendo por um lado o uso do Portefólio numa turma do décimo segundo ano do ensino profissional e, por outro , a utilização do mesmo numa turma do décimo ano como instrumentos de avaliação. Os resultados da sua aplicação foram analisados à luz das seguintes questões de investigação: (1) O que envolve na prática letiva do professor a implementação do portefólio como instrumentos de avaliação? (2) Qual o contributo da implementação de portefólios para o processo de avaliação? (3) Qual a visão do professor que implementa este instrumento de avaliação? (4) Qual a visão dos alunos relativamente à utilização deste instrumento de avaliação? A recolha de dados foi feita a partir dos portefólios construídos pelos alunos, através da observação participante cujos registos foram reunidos no diário de bordo da professora investigadora, através da aplicação de um inquérito por questionário a todos os alunos participantes. A análise e interpretação dos dados obtidos mostram que o portefólio potencializa a regulação das aprendizagens e proporciona o desenvolvimento das competências propostas pelas orientações curriculares de Matemática e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Os alunos entenderam a avaliação formativa concretizada na utilização do portefólio como fazendo parte do rocesso de aprendizagem e, em particular, como um meio de identificar e solucionar as suas dificuldades, e ainda como um suporte na preparação para os Exames Nacionais.