Browsing by Author "Ferreira, Marcel Henrique Xavier"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadoresPublication . Ferreira, Marcel Henrique Xavier; Isaías, PedroOs consumidores virtuais quando procuram informações sobre um produto de seu interesse preferem confiar em recomendações feitas por outros consumidores do que em uma recomendação feita pela própria loja. No comércio electrónico, os consumidores podem estar em toda parte do planeta e para que eles possam trocar suas experiências de compra em determinada loja virtual, podem recorrer aos sistemas de recomendação de produtos. O que é consideravelmente importante para eles. Isto também encurta o tempo gasto na procura e facilita no seu processo de decisão de compra. Mas somente um sistema de recomendação “web 2.0” de produtos satisfaz esta necessidade. Isto é o que, primeiramente, o presente estudo fez constatar. E não só: recorrendo originalmente aos próprios utilizadores dos sistemas de recomendação de produtos através de um questionário disponibilizado na internet, também fez tomar conhecimento de que quando estas recomendações apresentam, para além de comentários em texto e notas de classificação, imagens e vídeos do produto adquirido pelos antigos consumidores torna a recomendação ainda mais confiável e melhora o processo de decisão de compra. Porém, o que esta investigação também veio constatar, é que este recurso ainda não é muito utilizado pela indústria de comércio electrónico. Mas o que os gestores de uma loja virtual precisarão interiorizar é que o conceito de recomendação “web 2.0”, aliado à exposição de imagens e vídeos, de forma a melhor elucidar o produto anunciado, acaba por influenciar substancialmente na tomada de decisão de compra, convertendo ainda mais os navegadores em consumidores.