Browsing by Author "Ferreira, Isabel Lacerda"
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- As lideranças intermédias em contextos de mudança : estudo de casoPublication . Ferreira, Isabel Lacerda; Oliveira, IsolinaInserido num paradigma de mudança organizacional das organizações escolares, emerge o tema da nossa investigação, as lideranças intermédias em contextos de mudança, centrado na figura dos coordenadores de departamento curricular, aos quais está atribuído um papel de relevo ao nível pedagógico, curricular, de acompanhamento, orientação e avaliação profissional. Com este estudo, realizado numa escola secundária com 3º ciclo do ensino básico do distrito de Viseu, inserida num território educativo de intervenção prioritária, pretendemos compreender o papel do coordenador de departamento curricular e identificar as suas práticas de liderança e os seus processos comunicacionais e de decisão. Para tal, partimos de um referencial teórico onde procuramos caraterizar a escola e o ensino no contexto atual, abordar a temática da liderança, estilos e modelos e apresentar o conceito de comunidade de aprendizagem profissional e o seu desenvolvimento como uma forma de organização das escolas para a aprendizagem dos professores. Em termos metodológicos, optámos por um estudo de caso privilegiando uma abordagem descritiva e analítica, inserida num paradigma predominantemente qualitativo, embora o estudo envolva dados de natureza qualitativa e quantitativa, cuja complementaridade possibilita uma compreensão mais aprofundada e fundamentada da temática. Os dados foram recolhidos mediante a aplicação de um questionário aos professores, a realização de entrevistas ao diretor da escola, aos coordenadores dos departamentos curriculares, ao responsável pelos serviços de psicologia e orientação, ao coordenador do projeto TEIP e ao responsável pela monitorização do projeto TEIP e através de análise documental, nomeadamente, os dossiês de coordenação, bem como documentos específicos da instituição como sejam o projeto educativo de escola, o projeto curricular e o regulamento interno. A partir dos dados apresentados e discutidos nesta investigação, tendo como referencial o enquadramento teórico, foi possível concluir que os docentes consideram que as ações mais importantes da responsabilidade dos departamentos incluem a promoção do trabalho colaborativo e a reflexão sobre o projeto educativo bem como a articulação entre a direção, o conselho pedagógico e os docentes e, no que diz respeito ao perfil de um coordenador, privilegiam a capacidade para mediar e gerir conflitos. O reconhecimento da escola como TEIP implicou a definição clara de metas bem como uma reflexão mais aprofundada sobre os resultados e os problemas da indisciplina, acarretando maior pressão para atingir as metas estabelecidas. Pelo menos num dos departamentos curriculares é possível evidenciar um conjunto de aspetos caraterizadores de uma comunidade de aprendizagem profissional, no que diz respeito ao trabalho desenvolvido, essencialmente com o foco na aprendizagem profissional.
- Os professores e o currículo : percepções e níveis de intervenção dos professores do ensino básico no desenvolvimento curricularPublication . Ferreira, Isabel Lacerda; Gaspar, IvoneCentramos este projecto de investigação na relação do professor com o desenvolvimento curricular procurando identificar o modo como esta se processa na prática docente. Pretendemos, desta forma, conhecer o modo como é interpretado o currículo por parte dos professores do Ensino Básico bem como a que nível se processa a sua participação no desenvolvimento curricular. As opções metodológicas desta investigação passaram por um estudo de caso qualitativo privilegiando a abordagem descritiva e analítica. Para o inquérito por questionário a amostra correspondeu a todos os docentes que leccionaram as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza do 3º ciclo do Ensino Básico das escolas seleccionadas e para o inquérito por entrevista a amostra incluiu os coordenadores dos departamentos curriculares e os Presidentes dos Conselhos Executivos dessas escolas. No que diz respeito ao conceito de currículo, os conteúdos programáticos assumem um papel de destaque sendo, frequentemente, associado à ideia de plano de estudos. A participação dos professores nas diferentes fases de desenvolvimento dos projectos curricular e educativo de escola é praticamente inexistente sendo apontadas diversas razões para o justificar, nomeadamente o carácter obrigatório e burocrático dos mesmos, a desmotivação, a dificuldade em existir um trabalho colaborativo entre os professores e o facto de considerarem que estes projectos nada acrescentam e/ou melhoram a sua prática docente. Parece-nos haver ainda um longo caminho a percorrer no sentido da valorização destes projectos e do envolvimento efectivo dos docentes nos processos de decisão,assumindo o seu papel de gestor curricular.