Browsing by Author "Fernandes, Teresa Paula da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação digital da aprendizagem : estudo de caso no contexto da unidade curricular "Seminário de Práticas em Ciências Físico-Químicas"Publication . Fernandes, Teresa Paula da Silva; Tinoca, LuísNum ambiente de aprendizagem online, em que o aluno deverá ter uma participação ativa na construção de seu próprio conhecimento, são exigidas diferentes competências ao aluno, não só ao nível da utilização das tecnologias como também saber trabalhar em equipa, saber selecionar, pesquisar, relacionar e sintetizar informação, ter espírito crítico e capacidade de iniciativa na resolução de problemas. A avaliação tem que, por sua vez, acompanhar esta evolução. Neste contexto, de aprendizagem e avaliação online, o aluno desempenha um papel fundamental pelo que é importante perceber de que forma a avaliação digital promove a aprendizagem e como é percebida pelos estudantes. Impõem-se assim as questões: Que estratégias de avaliação serão mais adequadas em contexto digital? Como poderá o design de estratégias de avaliação digital contribuir para a promoção da aprendizagem? Como são, as estratégias de avaliação digital, percebidas pelos participantes, enquanto promotoras da aprendizagem? Regista-se que os participantes consideram importante participar na elaboração da avaliação de uma UC de um curso online, sendo a explicitação clara de objetivos e critérios e a definição de uma estratégia de avaliação adequada, pontos fulcrais, na medida em permitem desenvolver o sentido crítico do aluno e dar, ao aluno, a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento. Relativamente aos instrumentos de avaliação foi dada particular importância à sua diversificação. Também, no que concerne ao feedback, foi considerado de enorme relevância ao feedback como um procedimento de avaliação valioso de apoio à aprendizagem. O e-fólio, um dos instrumentos de avaliação utilizados na UC, foi particularmente considerado como um facilitador da aprendizagem na medida em que promove a componente formativa da avaliação.