Browsing by Author "Fernandes, Teresa"
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- Estratégias de avaliação digital num curso de formação de professoresPublication . Fernandes, Teresa; Tinoca, LuísA inclusão das novas de tecnologias de informação e comunicação em Educação a Distância (EaD) tem permitido a introdução de formas diversificadas de interação, assim como a possibilidade do registo e eventual classificação dessas interações, influenciando o processo ensino - aprendizagem e consequentemente a avaliação. Sendo a avaliação um processo contínuo e de natureza muito diversificada, que deve ser ajustada à sua finalidade, dada a multiplicidade de competências e aprendizagens a desenvolver, e dado as caraterísticas que definem os ambientes virtuais de aprendizagem e que os distinguem dos presenciais, estamos perante um desafio para a construção de propostas pedagógicas e de instrumentos e estratégias de avaliação adequados a este novo contexto. O estudo que serviu de base a este artigo foi guiado pela questão de investigação: Que estratégias de avaliação serão mais adequadas em contexto digital? Para dar resposta a esta questão utilizou-se uma metodologia de estudo de caso, recorreu-se a uma unidade curricular (UC) do Curso de Profissionalização em Serviço para professores do Ensino Básico e Secundário, da Universidade Aberta, que se desenvolveu num contexto 100% online e na qual foram utilizadas 3 estratégias de avaliação digital diferenciadas. Pela análise dos resultados, regista-se que a definição de uma estratégia de avaliação adequada deve ter em conta não só os aspetos quantitativos, mas também os qualitativos, permitir desenvolver o sentido crítico do aluno e dar-lhe a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento. Os participantes enfatizaram não só a importância da diversificação dos instrumentos de avaliação como também a relevância do feedback, considerado como um procedimento de avaliação valioso de apoio à aprendizagem. O e-fólio, um dos instrumentos de avaliação utilizados na UC, foi particularmente considerado como um facilitador da aprendizagem na medida em que auxilia a componente formativa da avaliação.