Browsing by Author "Fernandes, Rui Manuel Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O vídeo na aula de educação física : contributo da visualização em vídeo da prestação motora para a aprendizagem do lançamento do peso no atletismoPublication . Fernandes, Rui Manuel Pinto; Bidarra, JoséAo longo deste documento será apresentado um estudo sobre a utilização do vídeo em situação de actividade lectiva e de que forma a visualização do mesmo influenciou a aprendizagem do comportamento motor no Lançamento do Peso. Pretendeu-se demonstrar que o recurso a esta ferramenta não só é um factor de motivação extra, conferindo a possibilidade de visualizar o nosso próprio comportamento motor e o de outros melhores exemplos, como representa um meio de evolução através da tecnologia vídeo, onde o professor se apresentou, fundamentalmente, como mediador do processo e não transmissor de conhecimentos de forma linear. Considerámos fundamental sustentar teoricamente o problema, recorrendo a um conjunto de informações consideradas pertinentes. Assim, existe um enquadramento histórico da modalidade onde se insere a actividade em estudo, o Atletismo, bem como um enquadramento técnico sobre o próprio Lançamento do Peso, procurando permitir um conjunto de informações básicas que permitem ao leitor um conhecimento mais aprofundado da matéria em questão. O recurso ao vídeo, uma imagem com som, movimento e palavra, motivou-nos ainda a salientar a importância da imagem na sociedade actual com abordagens diversificadas. Entendemos, finalmente, no âmbito da sustentação teórica, referir a importância do vídeo no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, no que concerne à educação e ao novo papel que cabe à escola e aos educadores, bem como à exigência actual de evolução na formação inicial e contínua do corpo docente das nossas escolas. Na estudo em questão, confirmámos que a utilização do vídeo e o recurso à visualização das nossas próprias acções, e de outros com maior capacidade e utilizados como exemplo, é motivante e esclarecedor.