Browsing by Author "Faustino, Margarida Alexandra Freire"
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- Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicasPublication . Faustino, Margarida Alexandra Freire; Henriques, SusanaO trabalho que aqui se apresenta pretende ser um estudo de investigação feito com base num questionário aplicado a educadores e professores de vários níveis de ensino e de vários pontos do País. Situa-se no domínio da formação contínua de professores e no contributo que esta pode dar no sentido de alterar práticas pedagógicas e modificar práticas nas escolas, melhorando a atividade pedagógica e a promoção do desenvolvimento profissional dos professores. Pretende identificar representações dos inquiridos acerca da formação contínua e do que esta representa na sua vida profissional. Tem como base de investigação seis questões de estudo, formuladas de acordo com o que se pretende investigar e que pretendem dar resposta ao seguinte problema; perceber de que forma é que os educadores e professores percecionam a formação contínua como meio transformador de práticas pedagógicas e quais as representações que têm acerca desta. A amostra é constituída por professores de diferentes agrupamentos de escolas e diferentes partes do País. O estudo inclui a discussão dos resultados e a sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de mais pesquisas, em função de outras variáveis dos professores (pessoais, escolares e familiares), ao longo do tempo de vida profissional. Pretende-se também perceber a influência da formação contínua na escola enquanto organização e de que forma a formação é geradora de uma diferença de práticas nas escolas, que seja passível de identificar e caracterizar. Pretende-se ainda que os resultados se aproximem de estudos prévios e destaca-se a importância de contextos facilitadores do conhecimento de como se faz a formação contínua dos professores e perceber se esta colmata falhas na formação inicial destes e na escola enquanto unidade organizacional. Neste estudo constatou-se que a maioria dos professores considera que a formação deve ser realizada em contexto e ajustada à realidade concreta, a formação deve ainda permitir a reflexão sobre as práticas, valorizar saberes dos professores e promover o trabalho colaborativo. O estudo termina com sugestões de futuras investigações.