Browsing by Author "Domingues, Maria Alice"
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- Expectativas parentais em relação à escola pública dos 2º e 3ºCiclos do Ensino BásicoPublication . Domingues, Maria Alice; Fernandes, SousaRESUMO - Através desta investigação pretendeu-se conhecer as expectativas parentais em relação à Escola Pública do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos, em meio rural e urbano, do distrito do Porto, com público escolar homogéneo – desfavorecido - a nível económico e social. Começámos por efectuar um trabalho de pesquisa literária que nos permitiu conhecer as perspectivas de autores diversos no que respeita às grandes alterações verificadas na sociedade e a inadaptação da escola a essas transformações. Seguidamente, referiu-se o ponto de vista de autores, segundo os quais, a democratização do ensino não conduziu ao êxito escolar de todos os discentes, constatando-se que o sucesso académico e social das crianças e dos jovens tem continuado a ser, regra geral, um privilégio daqueles que detêm o poder económico e social. Seguindo o pensamento de autores mencionados em notas de rodapé, foram referidas as atitudes a adoptar face à instalação da escola de massas no nosso país. Dado que era o objecto do nosso estudo conhecer as expectativas parentais sobre: finalidades e saberes escolares, currículo escolar e métodos de ensino/aprendizagem, corpo docente, recursos materiais da escola, relação escola família, procedeu-se a uma análise mais aprofundada destas temáticas. Seguiu-se a fase empírica da nossa investigação, tendo sido adoptados técnicas e modelos qualitativos e quantitativos. Constatámos que a grande maioria dos encarregados de educação, tanto do espaço urbano, como do espaço rural, deseja que a escola prepare os seus educandos para o prosseguimento de estudos superiores, para uma boa inserção no mundo laboral, para o exercício da democracia e da cidadania. Os pais manifestaram um profundo desejo de um futuro promissor para os seus filhos. Esperam que a todos, sem excepção, seja facultada uma escola de qualidade, onde impere a disciplina, o respeito e o trabalho, para que, em segurança, os alunos adquiram formação nas vertentes científica, social e ética. Os inquiridos evidenciaram, também, a disponibilidade de interagir, de algum modo, com a escola. Considerando as características relativas ao aspecto confidencial destes processo de obtenção de informações, estamos certos de que estas correspondem inteiramente aos anseios e inquietações parentais. Assim, Considera-se profícua a realização deste estudo, visto que facultou informações importantes quer para docentes, quer para directores escolares