Browsing by Author "Dias, Vasco Martins Pereira"
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- Realidade virtual na aprendizagem de conceitos matemáticos : aplicações 3D na geometriaPublication . Dias, Vasco Martins Pereira; Cardoso, VitorA evolução tecnológica é um fenómeno constante na civilização. Entre as múltiplas dimensões e consequências das inovações estão as novas sensações e experiências que proporcionam. O progresso vertiginoso da Realidade Virtual (RV) assim o demonstra, e o que há poucas décadas não passava de experiências pontuais e muito básicas está presente, nos nossos dias, em vários campos da nossa sociedade. Utilizada em larga escala, a RV, salvo raras excepções, ainda tarda a chegar às Escolas do ensino básico e secundário. Este facto, aliado às dificuldades dos alunos na Matemática e nomeadamente no estudo que exige pensamento tridimensional/abstracto, motivou-nos a desenvolver esta investigação. Assim, propusemo-nos (1) desenvolver um modelo RV para a aprendizagem das secções do cubo, um tema do programa de Geometria do 10.º ano de escolaridade. Paralelamente (2) concebemos uma experiência para testar, a sua utilização em sala de aula comparando os resultados obtidos nas turmas experimentais com os obtidos em turmas de controlo, onde os mesmos conteúdos foram leccionados quer recorrendo à utilização de materiais manipuláveis, quer à exposição “clássica” com recurso ao quadro e imagens fixas. Foram alvo da experiência cinco turmas de alunos do ensino profissional e pretendemos obter informação sobre qual das opções didácticas mais se adequa a alunos deste tipo de ensino. Optámos por fazer observação participante na sala de aula, passar um questionário no final da actividade e, no fim, analisar os resultados quantitativos de uma ficha de trabalho. Na nossa experiência docente observamos que apesar da convergência de estudos e opiniões no sentido da utilização de novas estratégias e de novas tecnologias e inovações na sala de aula, aparentemente, os professores ainda adoptam maioritariamente o método tradicional de “exposição de matéria”. Esta realidade é tanto mais preocupante quanto, como consequência deste estudo, (A) percebemos que os alunos inseridos em contextos de aprendizagem tradicionais são menos estimulados a pensar, revelam pouca autonomia e uma atitude mais passiva na sala de aula. A metodologia didáctica não pode ser única nem estática, mas decidida caso a caso, em função de cada área, tema e grupo de estudantes, entre outros aspectos. Por outro lado, na Educação, área de reconhecida complexidade, é importante a diversidade de estratégias e a complementaridade metodológica. Neste sentido, este estudo mostra como (B) a RV pode contribuir ajudando os estudantes a adquirir competências matemáticas e sociais. É uma nova frente na batalha pelo sucesso educativo!