Browsing by Author "Dias, Maria de Lurdes Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O clima de escola visto pelos alunos: um estudo numa escola secundária no Concelho de OdivelasPublication . Dias, Maria de Lurdes Sousa; Grave-Resendes, LídiaCom este estudo procurou-se conhecer a percepção dos alunos sobre o clima da sua escola, tendo em conta várias dimensões: o clima de escola, em geral; a percepção da escola, comparativamente com outras escolas; participação nos processos de decisão; satisfação e motivação das pessoas na instituição; clima relacional; clima educativo; clima de segurança; e clima de justiça. O estudo teve como finalidade caracterizar o clima de escola, com base no olhar dos seus alunos e, com base nesse olhar, identificar os pontos fortes e os pontos fracos da organização, com vista ao diagnóstico necessário à definição e fundamentação de estratégias conducentes a uma melhoria da qualidade de vida e da educação, na organização em causa. Para a concretização destes objectivos, efectuou-se um estudo de caso, tendo a investigação incidido numa escola secundária, com terceiro ciclo, no Concelho de Odivelas. Para a realização do estudo, optou-se por uma abordagem conjugada dos paradigmas qualitativo e quantitativo, tendo-se procedido à aplicação de entrevistas exploratórias aos presidentes dos dois principais órgãos de gestão da escola – Assembleia de Escola e Conselho Executivo e à aplicação de um inquérito por questionário aos alunos. A análise dos dados, assim obtidos, indicou existir uma percepção global positiva do clima de escola, em quase todos os aspectos considerados. Neste âmbito, concluiu-se que os alunos têm uma imagem positiva dos professores, consideram existir um bom clima relacional entre alunos e professores e entre os seus pares, bem como um bom clima de justiça. Os resultados demonstraram também, existirem pontos fracos na organização percepcionados pelos alunos, nomeadamente no que diz respeito à sua participação nos processos de tomada de decisão