Browsing by Author "Dias, Isabel Maria da Silva Rosas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um olhar sobre o professor bibliotecário: perceção de uma comunidade de docentes sobre as competências do professor bibliotecárioPublication . Dias, Isabel Maria da Silva Rosas; Novo, AnaEsta dissertação investiga o nível de conhecimento que os docentes de uma comunidade educativa da zona norte de Portugal têm sobre as competências e funções atribuídas ao Professor Bibliotecário. A dissertação está organizada em duas partes principais. A primeira parte consiste numa revisão bibliográfica que explora o papel do Professor Bibliotecário, o funcionamento da Biblioteca Escolar e a importância da colaboração entre o PB e os docentes. A segunda parte apresenta o estudo empírico realizado, dividido em dois capítulos. Utilizando a metodologia de estudo de caso e uma abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos através de um questionário, elaborado e distribuído via Google Forms. Os resultados indicam que os docentes desta comunidade educativa reconhecem o Professor Bibliotecário como um profissional com múltiplas competências, valorizando especialmente as suas funções tradicionais, como a Promoção da Leitura e a Gestão e Organização da Biblioteca Escolar. Contudo, os professores demonstram desconhecimento sobre os documentos orientadores que regulamentam a Biblioteca Escolar, apesar de estarem amplamente familiarizados com o Plano Nacional de Leitura. A dissertação conclui que, embora os docentes identifiquem várias funções do Professor Bibliotecário, ainda há lacunas no conhecimento sobre o perfil completo deste profissional. Para mitigar esta limitação, sugere-se que a formação académica dos futuros docentes inclua uma disciplina específica sobre a Biblioteca Escolar e o papel do Professor Bibliotecário. Esta abordagem formativa contribuiria para uma compreensão mais abrangente e integrada das funções do Professor Bibliotecário, promovendo práticas educativas mais colaborativas e informadas no contexto escolar.