Browsing by Author "Deguchi, Marlene da Silva Modesto"
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- Biblioteca escolar como espaço integrante e participativo : a situação no município de Ji-Paraná/ROPublication . Deguchi, Marlene da Silva Modesto; Bastos, GlóriaA presente pesquisa aborda a biblioteca escolar (BE) no sentido de entendê-la como um espaço não só de leitura, mas, também, como um espaço de aprendizagem, visando ampliar o seu papel educativo. Neste contexto, mais especificamente, analisa a situação das bibliotecas escolares da rede pública de Ensino Fundamental, no perímetro urbano, do município de Ji-Paraná/RO, Brasil. Pretendeu-se elaborar um diagnóstico da situação, no sentido de se poder atuar com vista a tornar a biblioteca escolar como um espaço que propicie ao aluno apropriar-se do conhecimento, de desenvolvimento de habilidades informacionais e preparo para conviver numa sociedade de mudanças aceleradas. Para isso, torna-se necessário ver in loco o que estão fazendo os atores envolvidos no processo educacional a favor, ou não, dela uma vez que são eles que estão, diariamente, mais próximos delas, e deles depende o seu sucesso ou insucesso em suas tomadas de decisões. Para tanto, optou-se por um estudo de campo, junto a seis escolas da rede municipal de Ensino Fundamental, que, a priori, seriam as que possuem BE, com o intuito de investigar o conceito que têm e conhecimento de legislação e normativos sobre a BE. Foram utilizados como recursos metodológicos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Considerando o documento Parâmetros para Bibliotecas Escolares Brasileiras, foi possível observar, no final, que as bibliotecas escolares ainda não estão presentes nessas escolas. Os colaboradores da pesquisa, responsáveis pelo Ensino Fundamental deste município, não conhecem a legislação e normativos referentes à BE. São unânimes em dizer que só possuem Sala de Leitura e não BE, mas ao se reportarem ao espaço, tanto no discurso, quanto na elaboração dos documentos da escola, inúmeras vezes, denominam-na de biblioteca. Foi possível verificar que embora a Lei 12.244/10 determine que as escolas estejam com bibliotecas dentro de padrões específicos em relação a acervo e pessoal até 2020, quase a totalidade respondeu não conhecer a referida lei e alguns dizem já ter ouvido falar, mas, não conhecem o seu teor.