Browsing by Author "Dantas, Eugênia Maria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Novas práticas, novos olhares sobre o uso de mídias na educaçãoPublication . Araújo, Célia Maria; Dantas, Eugênia MariaDiferentes dispositivos midiáticos já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas. Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um. Partindo dessa compreensão esse trabalho apresenta algumas reflexões sobre as proposições dos alunos/professores participantes do Curso de Especialização em Mídias na Educação ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso faz parte do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação do Ministério da Educação – Brasil. Tem como objetivo contribuir na formação continuada de professores da Educação Básica, permitindo-os produzir e estimular a produção nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem. Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características do Programa é o estímulo à produção de professores em suportes midiáticos distintos. A concepção pedagógica que sustenta o Programa Mídias na Educação pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. As proposições de intervenção nas escolas revelaram o contexto de precariedade de recursos humanos capacitados no ambiente escolar, por outro lado, mostrou a capacidade de transformação e de um novo olhar a partir de novas práticas educacionais com o uso dessas mídias.