Browsing by Author "Costa, Rosa P. Mateus da"
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- Igualdade de género : que caminhos no cargo de direcção das escolas?Publication . Costa, Rosa P. Mateus da; Joaquim, TeresaNa Europa, e particularmente em Portugal, a educação e o ensino têm sido as áreas em que se regista um número de mulheres significativamente maior do que os homens a desenvolverem os seus percursos profissionais. A este facto não será alheia a construção social e cultural dos papéis atribuídos aos homens e mulheres, associando-se a estas a responsabilidade de cuidar e educar dos filhos e a obrigação de se dedicar à organização da vida privada. Por outro lado, a realidade mostra-nos também que a presença maioritária das mulheres na educação não se tem traduzido numa correspondente proporcionalidade destas no cargo de direcção dos estabelecimentos de ensino. A que se deve esta falta de representatividade? Esta questão conduziu-nos a uma reflexão que proporcionou a elaboração desta dissertação no âmbito da administração e gestão educacional. O nosso estudo focaliza o percurso profissional de quatro Presidentes de Conselhos Directivos (dois homens e duas mulheres), três Directoras e três Directores no acesso ao cargo directivo e o discurso destas e destes protagonistas sobre conceitos e práticas inscritos no actual modelo de organização e gestão escolar, à luz do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, trazendo assim para a discussão a concepção de governo da escola pública subjacente a este diploma legal. A investigação, que incide na análise crítica dos discursos decorrentes de entrevistas semiestruturadas, assenta numa abordagem metodológica qualitativa, apontando para uma perspectiva compreensiva do fenómeno em questão. O nosso objectivo fundamental consiste em apreender os factores e interpretar os contextos que terão potenciado a assunção destas mulheres e destes homens à liderança das escolas, no sentido de detectar as razões que poderão condicionar a menor representatividade daquelas, esperando também dar algum contributo para a discussão sobre o valor da igualdade de oportunidades, em particular ao nível da paridade de género.