Browsing by Author "Costa, Indira Gomes de Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As TICs e o ensino do português : um estudo de caso : Escola Básica e Secundária Olavo Moniz Ilha do Sal - Cabo VerdePublication . Costa, Indira Gomes de Oliveira; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO estudo, ora apresentado descreve como o português, pode ser trabalhado de forma colaborativa e interativa nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa (como Língua Segunda, doravante L2) no 2º ciclo do Ensino Secundário. A evolução dos métodos de ensino implica novos conceitos e novas abordagens para o ensino do Português como Língua Segunda, almejando sempre chegar o mais perto possível do contexto real dos alunos. O objetivo deste trabalho é identificar atividades interessantes que promovam o gosto tanto pela leitura como pela escrita. Usou-se como estratégia o uso das novas tecnologias, doravante NTICs. Foi utilizado o método quantitativo e qualitativo. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas do décimo primeiro ano com o Português (Comunicação & Expressão) e com os professores de Português da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), ilha do Sal, Cabo Verde. A referida pesquisa demonstrou que é possível, através das TIC desenvolver o uso da Língua Portuguesa, para além de resgatar parte da nossa memória criativa, trabalhar a cidadania, aspeto importante nesta era da globalização. Nesta investigação pesquisa-se o uso que os alunos e os professores de Português fazem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para tal fez-se uso do questionário como instrumento de pesquisa. Os dados mostram que as dificuldades de acesso e equipamento fazem com que esse uso seja restrito e o uso das AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é quase inexistente. As aulas foram momentos de aprendizagem através do brincar, do divertir e onde o espírito crítico, a imaginação, o caráter individual/grupo, a autoestima e a autonomia foram desenvolvidos. No final do documento as linhas de leitura apontam reflexões baseadas na análise dos dados, nas aulas realizadas com este próposito, para além de pesquisas e observações in loco.