Browsing by Author "Costa, Anabela da Silva Jorge da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise fatorial exploratória e análise de componentes principais aplicadas a um questionário para avaliação da qualidade escolarPublication . Costa, Anabela da Silva Jorge da; Ramos, Maria do RosárioNeste trabalho apresenta-se uma aplicação de técnicas de Estatística Multivariada. Comparam-se os resultados de duas técnicas, a Análise de Componentes Principais (ACP) e a Análise de Componentes Principais para Dados Categóricos (CATPCA), utilizando para tal dois conjuntos de dados de respostas a dois questionários. Pretende-se verificar se a violação de alguns pressupostos da ACP relativamente ao tipo de escala da variável e à forma dos dados (simétrica ou não simétrica) influencia a qualidade e o número das componentes extraídas e se difere significativamente da solução da CATPCA. Para esta análise comparativa são utilizados dados recolhidos através de dois questionários de autoavaliação interna de uma escola secundária do interior do distrito de Coimbra. Um dos questionários foi administrado a uma amostra de 161 alunos do 10º ao 12ºanos, e o outro foi aplicado a uma amostra de 97 encarregados de educação, sendo assim representados dois tamanhos amostrais. Os itens de cada questionário estão agrupados em 6 ou 8 grupos respetivamente, no caso do questionário dos alunos e no questionário dos encarregados de educação. Usando a técnica de estatística multivariada Análise Fatorial Exploratória (AFE) exploram-se os fatores subjacentes à estrutura dos questionários e verifica-se se estes refletem os que tinham sido definidos previamente pela equipa da avaliação escolar. Apresenta-se ainda uma caracterização teórica das 3 técnicas de estatística multivariada aplicadas neste trabalho e, finalmente, procura-se dar um contributo para a melhoria do instrumento utilizado na avaliação da qualidade escolar.