Browsing by Author "Ceia, Alda Maria dos Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um olhar de dentro : o clima de escola na perspectiva dos alunosPublication . Ceia, Alda Maria dos Reis; Moreira, DarlindaEsta investigação apresenta a perspectiva dos alunos sobre o clima da escola que frequentam. Abordamos o Clima de escola conscientes da importância que o seu conhecimento, em termos de diagnóstico organizacional proporciona na possibilidade de uma intervenção geradora de mudança e de maior eficácia dentro de qualquer estabelecimento escolar. Temos também presente, que a utilização do conceito de clima na investigação sobre as organizações escolares permite encontrar explicações para a existência de diferenças entre escolas, quer ao nível dos processos, quer dos resultados. O Clima é o elemento distintivo das organizações é através dele que se podem captar as expectativas explícitas ou implícitas dos seus actores, as suas normas e os valores partilhados, como realçaram Brunet (1995), Revez (2004), Blaya (2008) e Barros (2010), entre outros. Centramos a investigação num paradigma quantitativo através de um estudo de caso de uma escola localizada na zona limítrofe de Lisboa, tendo procedido à aplicação de um inquérito por questionário aos alunos, obtivemos uma “visão” de quem vivencia diariamente o clima da escola, os alunos, actores centrais na construção da dinâmica da instituição. A análise dos dados levaram-nos a concluir que na percepção dos alunos há aspectos que têm de ser alterados na escola, pois são foco de instabilidade e potenciam um clima de insegurança, enquanto outros são positivamente consensuais. Verificamos que os alunos têm consciência, dos pontos fracos do clima da sua escola, pois apontam claramente as situações conflituosas, a indisciplina dos alunos e a falta de clarificação da estratégia organizacional da escola como as vertentes em que é urgente intervir. Os alunos descrevem com acuidade a realidade que experienciam diariamente e avaliam muito positivamente as relações interpessoais que estabelecem com os seus pares e com os seus professores, mas a indisciplina é sem dúvida, uma preocupação e a falta de actuação adequada, por parte da escola, gera sentimentos de injustiça pela impunidade dos prevaricadores. Este estudo visa encontrar caminhos prospectivos para construir caminhos de futuro. A escola na procura de caminhos de eficácia e excelência tem de fomentar um clima escolar marcado pela percepção de que existem objectivos e metas comuns e que a comunidade escolar os entende e os partilha assim, há que unir a diversidade e incutir sentimentos de pertença em relação à sua escola.