Browsing by Author "Catela, Hermengarda Mafalda de Sousa Prego"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunidades de aprendizagem : a importância dos processos colaborativos de liderançaPublication . Catela, Hermengarda Mafalda de Sousa Prego; Pereira, AldaNum contexto social caracterizado pela globalização, revela-se essencial o desenvolvimento de modelos e estratégias que procurem dar resposta aos diversificados desafios lançados às instituições educativas. A melhoria dos processos de ensino e aprendizagem exige a realização de procedimentos de pesquisa e análise em torno de diferentes realidades educativas no sentido do conhecimento, compreensão e partilha de práticas que possam contribuir para a construção de uma escola de sucesso para todos. Ao encontro desta linha de pensamento, analisamos no presente trabalho uma comunidade de aprendizagem implementada de acordo com o modelo desenvolvido pelo Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades da Universidade de Barcelona, atualmente em execução em diversas escolas de Espanha, Brasil e Chile. O estudo foi realizado ao longo de cinco anos letivos, de 2007/2008 a 2011/2012, numa escola rural situada no interior de Espanha, a escola de Ariño, cujo projeto de transformação em comunidade de aprendizagem teve início no ano letivo 2002/2003. A investigação consistiu em compreender os fatores que se encontram na origem do desenvolvimento e sustentabilidade do projeto centrando a análise nas dimensões de organização e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem e dos processos de colaboração, cooperação e liderança. A realização deste estudo permitiu-nos descrever e compreender um modelo de organização e atuação educativa dotado de características próprias e cujos efeitos, de acordo com os dados obtidos, parecem ir ao encontro das aspirações dos seus protagonistas. Os resultados da investigação apontam para a existência de fatores que determinam o sucesso de implementação e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem, apontando o recurso à colaboração dos diversos intervenientes na dinâmica educativa e a presença de uma liderança ativa como dimensões fundamentais na sustentabilidade do projeto.