Browsing by Author "Catarino, Maria de La Salete"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O novo currículo de inglês do Ensino Secundário na educação para a cidadania europeiaPublication . Catarino, Maria de La Salete; Marques, Maria do Céu; Magalhães, Maria InêsNeste trabalho, analisa-se o contributo do currículo de Inglês do Ensino Secundário para a vivência plena da cidadania europeia, enquadrada numa perspectiva actancial. A autora analisa de que modo os domínios e subdomínios presentes no Programa de Inglês dos 10º, 11º e 12º anos (continuação) promovem a interculturalidade como forma de estabelecer contacto com o Outro numa conjuntura de cada vez maior globalização e, paradoxalmente, de uma desigualdade cada vez mais acentuada entre os privilegiados da Era da Informação e os destituídos de acesso ao conhecimento. O presente trabalho tem como objectivo genérico analisar de que maneira o novo currículo de Inglês L1 (continuação) do Ensino Secundário contribui para veicular e promover as atitudes, as competências e os valores relativos a um exercício pleno da cidadania europeia. Os objectivos específicos são os seguintes: redescobrir os valores da cidadania europeia no currículo de Inglês L1 (continuação) do Ensino Secundário e apresentar a cidadania numa perspectiva transcurricular, enumerando modelos educativos, taxonomias educacionais, teorias educativas e métodos activos promotores dos valores e atitudes e competências da cidadania europeia. Trata-se de um estudo exploratório baseado num paradigma qualitativo. Procede-se à análise de conteúdo temática e estrutural da dimensão sócio-cultural dos novos programas divulgados para a didáctica do Inglês (continuação) no Ensino Secundário após a reforma curricular. Os resultados sugerem que a preocupação curricular não se centra nas competências, atitudes e valores que fomentem o contacto “intercultural" no mercado de trabalho e que o currículo apresentado não propõe uma verdadeira interculturalidade, continuando a veicular o “Outro", não como uma realidade incontornável, mas antes como uma “experiência" com a qual é desejável “contactar" para ampliar os horizontes individuais