Browsing by Author "Cardoso, Marta Isabel Palhim"
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- Promoção do consumo sustentável das famílias : avaliação de recursos educativos em PortugalPublication . Cardoso, Marta Isabel Palhim; Caeiro, SandraOs fatores como o crescimento económico, a globalização, a abertura dos mercados, o individualismo crescente, as novas tecnologias e as influências do marketing e da publicidade levaram as famílias a ultrapassar os padrões de consumo de bens e serviços. As decisões e escolhas do dia-a-dia das famílias e seus impactes têm um peso muito significativo na cadeira de produção e consumo de produtos e serviços. Torna-se assim fundamental que as famílias estejam sensibilizadas, educadas e bem informadas para fazer escolhas mais sustentáveis, sendo necessário disponibilizar e utilizar vários materiais e ferramentas. No entanto, são poucos os estudos que avaliam a qualidade destes materiais tendo em conta o objetivo para o qual foram elaborados. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade dos recursos educacionais existentes para promover um consumo sustentável das famílias. Foram utilizados como estudo de caso os recursos portugueses disponíveis na internet. É também um outro objetivo deste trabalho propor um conjunto de procedimentos metodológicos e recomendações práticas para o desenvolvimento, validação e avaliação de recursos educacionais para o consumo sustentável das famílias. Foi desenvolvida uma abordagem metodológica, integrando os seguintes passos: 1) pesquisa na Web e seleção de recursos on-line desenvolvidos em Portugal para o consumo sustentável das famílias (para uma população-alvo maior que 15 anos); 2) desenvolvimento de uma lista de critérios científicos e técnicos, de comunicação, educacionais e de valores e atitudes para avaliar o conjunto de recursos selecionado; 3) avaliação do conteúdo dos recursos conduzida por um painel de especialistas com experiência e conhecimento na área, com base nos critérios definidos; 4) proposta de um modelo conceptual para incluir um conjunto de procedimentos metodológicos e recomendações práticas para o desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais para o consumo sustentável das famílias. Os recursos selecionados on-line foram classificados em média, entre 3 e 4, numa escala de 1 a 5, em que 1 representa a qualidade muito fraco e 5 de muito boa qualidade, mas várias deficiências foram encontradas, comprovadas pela elevada dispersão encontrada à volta do valor central. Alguns dos materiais são bastante básicos, não abordam todas as áreas do consumo sustentável, e poucos têm as famílias como público-alvo. Mais importante, os recursos não foram projetados para uma boa comunicação e compreensão das questões de sustentabilidade. Além disso, há uma falta de uma visão integrada de valores ambientais, económicos, sociais, culturais e de atitude. O conjunto de propostas de procedimentos e recomendações para o desenvolvimento e avaliação de recursos para a promoção do consumo sustentável das famílias destaca um conjunto de fatores condicionantes e critérios chave para o desenvolvimento deste recursos e realça a necessidade de garantir a qualidade destes recursos de forma a assegurar a mudança das escolhas e decisões das famílias e os seus impactes nos padrões de produção e consumo.